CAE e CCT debatem nesta quarta-feira o incentivo ao desenvolvimento e à capacitação científica e tecnológica
Transcrição
LOC: AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA QUARTA-FEIRA VAI DISCUTIR O INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, À PESQUISA E À CAPACITAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
LOC: O DEBATE SERÁ REALIZADO CONJUNTAMENTE PELAS COMISSÕES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES:
TÉC. (Repórter): O debate é uma iniciativa do presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, e do senador Jorge Viana, do PT do Acre. O incentivo ao desenvolvimento científico é objeto de projeto de lei em exame no Senado. A intenção é discutir o assunto com especialistas para que a proposta seja analisada nas comissões e possa ser aprovada no Plenário ainda em 2015. O senador Jorge Viana informou que, no que se refere ao desenvolvimento científico e tecnológico, existem 55 países na frente do Brasil. Para estimular a pesquisa científica, ele defende a aprovação da matéria.
(VIANA) “Estabelece um novo marco regulatório para a Ciência e tecnologia e a inovação no país. Este é um projeto suprapartidário, feito com a participação direta da comunidade científica, de entidades, das fundações vinculadas às universidades. Uma lei que é fundamental para a ciência e tecnologia no país”.
(Repórter): O senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, observou que há muita burocracia para a pesquisa no país. Na avaliação dele, a proposta é importante para incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico.
(AMORIM) “A pesquisa científica no Brasil precisa ser desburocratizada para ganharmos mais do que em quantidade, isso o país já vem avançando há algum tempo. Com certeza, um projeto como esse vai ajudar muito e facilitar muito, realmente, não só a quantidade, mas, sobretudo, a qualidade de nossas pesquisas”.
(Repórter): Foram convidados para participar da audiência representantes do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa científica e Tecnológica; da Confederação Nacional das Indústrias; da Universidade de Brasília; e do Fórum Nacional dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.
PLC 77/2015