Senado homenageia Igreja Presbiteriana do Brasil e o Instituto Mackenzie — Rádio Senado
Sessão especial

Senado homenageia Igreja Presbiteriana do Brasil e o Instituto Mackenzie

16/11/2015, 13h47 - ATUALIZADO EM 16/11/2015, 13h47
Duração de áudio: 02:20
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar os 156 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil e os 145 anos da Instituição Mackenzie. 

Mesa (E/D): 
secretário executivo da Igreja Presbiteriana do Brasil, Juarez Marcondes Filho; 
reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e presidente do Conselho de reitores das Universidades Brasileiras, Benedito Guimarães Aguiar Neto; 
presidente da Igreja Presbiteriana do Brasil, Roberto Brasileiro Silva; 
presidente da sessão, senador José Medeiros (PPS-MT); 
presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Maurício Melo de Meneses; 
presidente do Conselho Deliberativo Mackenzie, José Inácio Ramos 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO PROMOVEU UMA SESSÃO ESPECIAL NESTA SEGUNDA-FEIRA PARA HOMENAGEAR A IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL E O INSTITUTO MACKENZIE. LOC: A HOMENAGEM FOI UMA INICIATIVA DO SENADOR JOSÉ MEDEIROS, DO PPS DO MATO GROSSO. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: (Repórter) A sessão especial comemorou os 156 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil e os 145 anos do Instituto Mackenzie. De acordo com organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e de pós-graduação, a universidade Mackenzie está entre as cem melhores instituições de ensino da América latina. O reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Benedito Guimarães Aguiar Neto, ressaltou que a instituição é reconhecida pelo seu trabalho. (Benedito Guimarães Aguiar Neto) “Hoje ocupa um lugar de destaque, não só pela qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão universitária,mas, também, pela diferença que faz com relação ao seu posicionamento, seus princípios, seus valores e a maneira e o compromisso com que tem com a educação em nosso pais, infelizmente, muito carente de atenção das nossas autoridades, em todos os níveis”. (Repórter) O senador José Medeiros, do PPS do Mato Grosso, pediu a homenagem como reconhecimento do Parlamento, não apenas pelo trabalho feito nas áreas educacional e religiosa, mas pela atuação em causas sociais, especialmente quando as comunidades não recebiam assistência. (José Medeiros) “Para ver o tanto que era importante para aquelas comunidades. Porque hoje nós temos Bolsa Família, nós temos ene programas sociais, mas naquele tempo não tinha. As pessoas morriam de malária, as pessoas morriam de ene doenças ”. (Repórter) O senador Roberto Rocha, do PSB do Maranhão, ressaltou que em tempos de intolerância e exclusão, o instituto Mackenzie mostra que é possível conviver com a diversidade. (Roberto Rocha) “Vivemos tempos de intolerância. Ainda estamos atônitos com a escalada de violência alimentada pelos discursos da fé. A grande lição que o Mackenzie nos dá é de que não é só possível conviver com diferentes visões de mundo, mas é possível também afirmar sua própria visão pelo exemplo, sem imposições de verdades, sem proselitismos e com genuína aceitação da diferença”. (Repórter) Também participaram da solenidade o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Maurício Melo de Meneses; e representantes da congregação.

Ao vivo
00:0000:00