CRE aprova indicação de Rubem Antonio Correa Barbosa para Embaixada do Brasil na Indonésia — Rádio Senado
Comissões

CRE aprova indicação de Rubem Antonio Correa Barbosa para Embaixada do Brasil na Indonésia

As indicações de três diplomatas foram aprovadas nesta quinta-feira (22) pela Comissão           de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Um deles é Rubem Antonio Correa Barbosa, que deverá ser embaixador do Brasil na Indonésia. A análise da indicação de Rubem Correa Barbosa estava parada desde o ano passado, por problemas nas relações bilaterais, depois que dois brasileiros foram fuzilados na Indonésia, condenados por tráfico de drogas naquele país.

O senador Lasier Martins (PDT – RS) manifestou preocupação com os impactos para o Brasil do Acordo Comercial Transpacífico, que reúne 12 países e, segundo o senador, poderá ter a adesão da Indonésia em poucos anos.

22/10/2015, 13h07 - ATUALIZADO EM 22/10/2015, 13h22
Duração de áudio: 02:04
Geraldo Magela / Agência Senado

Transcrição
LOC: AS INDICAÇÕES DE TRÊS DIPLOMATAS FORAM APROVADAS NESTA QUINTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES. UM DELES É RUBEM ANTONIO CORREA BARBOSA, QUE DEVERÁ SER EMBAIXADOR DO BRASIL NA INDONÉSIA. LOC: A ANÁLISE DA INDICAÇÃO DE RUBEM CORREA BARBOSA ESTAVA PARADA DESDE O ANO PASSADO, POR PROBLEMAS NAS RELAÇÕES BILATERAIS, DEPOIS QUE DOIS BRASILEIROS FORAM FUZILADOS, CONDENADOS POR TRÁFICO DE DROGAS NAQUELE PAÍS. REPÓRTER NARA FERREIRA: TÉC: O embaixador Rubem Correa Barbosa disse que o Itamaraty fez diversas gestões para salvar a vida dos dois brasileiros, respeitando a legislação da Indonésia. Segundo ele, mesmo com a execução, o Itamaraty nunca deixou de dar andamento às relações com a Indonésia, país considerado um parceiro importante. São 257 milhões de habitantes, e a maior população muçulmana no mundo. Ele destacou que a Indonésia tem uma economia dinâmica, e uma pauta comercial diversificada com o Brasil, de 4 bilhões de dólares. (RUBEM) A minha presença aqui é um sinal político no sentido de retomada das relações no sentido de avançar, progredir num momento em que o Brasil não pode abrir mão de qualquer parceria comercial e a da Indonésia se mostra promissora. (REPÓRTER) O senador Lasier Martins, do PDT do Rio Grande do Sul, manifestou preocupação com os impactos, para o Brasil, do Acordo Comercial Transpacífico, que reúne 12 países e, segundo ele, poderá ter a adesão da Indonésia em poucos anos. (LASIER) Brevemente vai concentrar 40 por cento das trocas comerciais deixando para trás nossa Organização Mundial do Comércio, e o Brasil não está no meio. Teríamos muito mercado para o Brasil com a Indonésia, mas a Indonésia no Transpacífico, onde ficamos? (REPÓRTER) O embaixador lembrou que o Acordo Transpacífico ainda terá que ser aprovado pelos parlamentos dos países envolvidos, o que deve levar muito tempo. Para ele, o TPP visa fazer frente à ampliação do comércio mundial com a China, maior parceiro comercial do Brasil desde 2009. E a Comissão aprovou nesta quinta, um requerimento que convoca o chanceler Mauro Vieira para prestar esclarecimentos sobre as consequências para o Brasil do Acordo Transpacífico e sobre o veto à indicação do ex-ministro Nelson Jobim como observador brasileiro das eleições na Venezuela. Da Rádio Senado, Nara Ferreira. LOC: TAMBÉM FORAM SABATINADOS E APROVADOS NESTA QUINTA-FEIRA, A DIPLOMATA ELIZABETH-SOPHIE BALSA, INDICADA PARA A EMBAIXADA DO BRASIL NO SRI LANKA E NAS ILHAS MALDIVAS; E LUÍS IVALDO VILLAFANE SANTOS, QUE DEVE SER EMBAIXADOR EM DOIS PAÍSES AFRICANOS: BENÍM E NÍGER. AS INDICAÇÕES SEGUEM PARA O PLENÁRIO DO SENADO.

Ao vivo
00:0000:00