Avanços dos últimos 5 meses no setor de portos foram os mais significativos, diz ministro — Rádio Senado
Comissões

Avanços dos últimos 5 meses no setor de portos foram os mais significativos, diz ministro

Os avanços dos últimos cinco meses foram os mais significativos no setor de portos, segundo o ministro Edinho Araújo. O ministro participou de uma audiência pública nesta quarta-feira (15) na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), e os senadores pediram mais agilidade na execução dos investimentos.

O senador Wellington Fagundes (PR-MT) defendeu mais agilidade nas licitações e liberação de recursos. Para o senador, a necessidade de investimentos é urgente, considerando que é grande a evolução tecnológica do setor.

15/07/2015, 13h21 - ATUALIZADO EM 15/07/2015, 13h44
Duração de áudio: 02:20
Pedro França / Agência Senado

Transcrição
LOC: OS AVANÇOS DOS ÚLTIMOS 5 MESES FORAM OS MAIS SIGNIFICATIVOS NO SETOR DE PORTOS, SEGUNDO O MINISTRO EDINHO ARAÚJO LOC: ELE PARTICIPOU DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA E OS SENADORES PEDIRAM MAIS AGILIDADE NA EXECUÇÃO DOS INVESTIMENTOS. REPÓRTER PAULA GROBA. TÉC: O ministro apresentou dados positivos sobre o andamento dos investimentos na área de portos. De acordo com o Edinho Araújo, o Programa de Investimentos em Logística apresentado pelo governo federal este ano estima investimentos na ordem de 37 bilhões e 400 milhões de reais para o setor. Ele destacou que o novo marco regulatório dos portos permitiu a entrada de mais recursos privados, que hoje são os grandes parceiros no desenvolvimento dos terminais no Brasil. Segundo o ministro, os TUPs, Terminais de Uso Privado, que hoje também podem transportar cargas de terceiros, vem se expandindo. (EDINHO T0:24) Nós temos 16 TUPs já construídos e investimentos da ordem de 1 bilhão e 700 milhões, autorizados já temos 20 novos TUPs autorizados investimentos da ordem de 6 bilhões e 900 milhões e expansão da ordem de 2 bilhões e meio. Isso mostra o aquecimento do setor portuário neste momento. (REP) O ministro também informou que estão projetados 50 arrendamentos em vários estados do país, entre eles Pará, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Manaus e Maranhão. O diretor geral da Antaq, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Mario Povia, elogiou o trabalho para agilizar a execução de projetos de investimentos no setor. (POVIA) Eu quero crer que o biênio 2015/2016 se constituirá na hora e vez dos portos e do setor aquaviário como um todo na medida em que o ultimo entrave pra continuidade foi superado com a aprovação pelo Tribunal de Contas da União. (REPÓRTER) Já o senador Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso, defendeu mais agilidade nas licitações e liberação de recursos (FAGUNDES) É o setor mais angustiante da população porque a necessidade da evolução é muito grande. (REPÓRTER) Apesar da maioria dos parlamentares elogiarem os avanços no setor, muitos citaram a falta de investimentos na cabotagem, que é a navegação pela costa brasileira. Os senadores também criticaram a divisão de atribuições do setor de portos entre o Ministério dos Transportes e a Secretária de Portos. Na opinião dos parlamentares todas as decisões da área deveriam estar concentradas em apenas um órgão do governo.

Ao vivo
00:0000:00