CPI aprova convocação de supostos envolvidos em irregularidades no Carf — Rádio Senado
CPIs

CPI aprova convocação de supostos envolvidos em irregularidades no Carf

A CPI do CARF aprovou nesta terça-feira (14) a convocação de mais de 20 pessoas supostamente envolvidas no esquema de pagamento de propina por manipulação de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). Entre os convocados estão o presidente do Banco HSBC no Brasil e conselheiros do CARF, além de representantes de várias empresas.

Segundo a senadora Vanessa Graziottin (PCdoB-AM), relatora na comissão, ainda nesta semana, a CPI volta a se reunir para votar novos requerimentos, desta vez, a quebra de sigilos bancário e fiscal de advogados e dirigentes de empresas.

14/07/2015, 19h28 - ATUALIZADO EM 14/07/2015, 19h58
Duração de áudio: 01:41
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: CPI APROVA A CONVOCAÇÃO DE MAIS PESSOAS SUPOSTAMENTE ENVOLVIDAS NO ESQUEMA DE PAGAMENTO DE PROPINA POR MANIPULAÇÃO DE JULGAMENTOS NO CARF. LOC: ENTRE OS CONVOCADOS ESTÃO O PRESIDENTE DO BANCO HSBC NO BRASIL E CONSELHEIROS DO CARF, ALÉM DE REPRESENTANTES DE VÁRIAS EMPRESAS. REPÓRTER PAULA GROBA. TÉC (0714 A09 –PAULA/VANESSA – T1:38 ) A comissão aprovou a convocação de mais 26 pessoas, entre presidentes de empresas, integrantes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, advogados e servidores. Um deles é o ex-auditor fiscal da Receita Federal, Jeferson Ribeiro Salazar, que em diálogo obtido pela Polícia Federal, comenta o valor de honorários em recursos de processos no Carf. Outro convocado é o auditor fiscal Valmar Fonseca, que trabalhava com o ex-presidente da Receita Otacílio Cartaxo, e é apontado como um dos que recebiam propina por fraudes, segundo denúncias contidas na carta anônima enviada à PF que deu origem à Operação Zelotes. Entre os convocados também estão os presidentes do HSBC no Brasil, da Boston Negócios, da Indústria Irmãos Júlio, da Mundial S.A. e do Grupo Penha. Segundo uma lista divulgada pela imprensa, essas são algumas das empresas que participaram do esquema de manipulação de processos. Ainda nesta semana, a CPI volta a se reunir para votar novos requerimentos, desta vez, a quebra de sigilos bancário e fiscal de advogados e dirigentes de empresas, segundo informou a senadora Vanessa Graziottin, do PCdoB do Amazonas, que é relatora da comissão. (VANESSA T0:22) Foram frutos da última oitiva que a gente teve com a Mitsubishi e citações e já a análise de documentos. Porque é preciso que a cadeia se feche e o nosso objetivo é tentar colaborar para fechar a cadeia em vários casos. Porque os elementos são muito fortes, mas muito fortes mesmo, de venda de manipulação de julgamento e de muito recurso. (Rep) Os depoimentos dos convocados na reunião desta terça-feira vão ocorrer a partir de agosto. Da Rádio Senado, Paula Groba.

Ao vivo
00:0000:00