Comissão debate futuro da produção de leite no Brasil — Rádio Senado

Comissão debate futuro da produção de leite no Brasil

LOC: O FUTURO DA PRODUÇÃO LEITEIRA NO BRASIL FOI DEBATIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA, NO RIO GRANDE DO SUL. 

LOC: A PRODUÇÃO DE LEITE NO ESTADO CHEGA A QUASE 4 BILHÕES DE LITROS POR ANO. REPÓRTER FRANCISCO COELHO.  

TÉC (Repórter) A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária debateu o futuro da produção de leite no Brasil, em audiência pública no município de Ijuí, no Rio Grande do Sul. O estado é o segundo maior produtor de leite do país com quase 4 bilhões de litros por ano. O vice-presidente da Associação Brasileira de Laticínios, Viva Lácteos, Guilherme Portela disse que a atividade leiteira é a que mais emprega no setor agropecuário.  

(Portela)Nós temos no Brasil mais de 1 milhão e 800 mil pessoas que são vinculadas diretamente na atividade leiteira. É muito mais que o café, soja e cana-de-açúcar. Por isso eu não me furto em dizer que o leite a proteína animal de maior relevância que se tem dentro das culturas agropecuárias. 

(Repórter.) Já o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Sul, Carlos Joel defendeu a criação de linhas de crédito para qualificar a produção de leite no estado. 

(Carlos) Queremos dar oportunidade para esses produtores aumentarem a produtividade. Queremos que as empresas deem as condições através da assistência técnica e que o governo forneça melhores condições nos financiamentos para que possam investir e continuar produzindo. 

(Repórter.) A presidente da Comissão de Agricultura, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, destacou que a produção de leite corresponde a 7% do Produto Interno Bruto do estado. 

(Ana Amélia) Esse debate interessa muito a melhoria da qualidade da produção, a melhoria da renda aos produtores de leite em um estado que têm 130 mil produtores de leite espalhados num território de 90% da área do Rio grande do Sul. Isso representa 7% de toda riqueza produzida no estado. 

(Repórter.) De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, o Brasil produziu, em 2013, 36 bilhões de litros de leite.
10/07/2015, 06h20 - ATUALIZADO EM 10/07/2015, 06h20
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00