CAS aprova projeto que regulamenta a profissão de historiador — Rádio Senado

CAS aprova projeto que regulamenta a profissão de historiador

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU O PROJETO QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO DE HISTORIADOR. 

LOC: A PROPOSTA, QUE SEGUIU PARA ANÁLISE DO PLENÁRIO, PREVÊ QUE PODEM EXERCER A PROFISSÃO OS QUE POSSUEM DIPLOMA NA ÁREA OU TRABALHAM COM A DISCIPLINA HÁ MAIS DE 5 ANOS. REPÓRTER PAULA GROBA. 

(Repórter) Segundo o projeto, poderão exercer a atividade de historiador quem possui diploma de curso superior em História; diploma de mestrado ou doutorado na área ou com linha de pesquisa dedicada, além de profissionais diplomados em qualquer disciplina tendo exercido no mínimo cinco anos a profissão de historiador. A Comissão de Assuntos Sociais aprovou a proposta alternativa da Câmara dos Deputados ao projeto do Senado, que é de autoria do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul. Paim elogiou o parecer da relatora, a senadora Fátima Bezerra que conseguiu construir uma proposta de consenso. 

(Paulo Paim) Depois de um debate amplo com a sociedade durante quase 10 anos nós chegamos hoje a uma redação que eu estou convicto que não terá veto. Até pela posição do MEC que vai nesse sentido e não engessa. Ela contemplou tanto os historiadores como aqueles outros setores que dão aula de história, são especialistas na matéria há anos. 

(Repórter) Entre as mudanças acatadas na comissão está a definição de que o exercício da profissão de historiador deixará de ser privativo dos historiadores para se tornar apenas “assegurado” a esses profissionais, eliminando a possibilidade de reserva de mercado. O senador Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro, afirmou que a proposta vai garantir o emprego de muitos que já trabalham na área, mesmo sem o diploma em História. 

(Marcelo Crivella) O ministério da Educação diz o seguinte: nós já não temos professor. Regulamenta a profissão de Física, de História, aí o professor de Português não pode dar aula de História, o professor de Matemática não pode dar aula de Física. E finalmente nós encontramos um caminho que é regulamentar sem criar nicho, sem prejudicar os alunos. 

(Repórter) A proposta segue agora para votação no plenário do Senado.
10/07/2015, 11h19 - ATUALIZADO EM 10/07/2015, 11h19
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00