CRE aprova indicação de dois embaixadores — Rádio Senado

CRE aprova indicação de dois embaixadores

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES SABATINOU E APROVOU A INDICAÇÃO DE DOIS NOVOS EMBAIXADORES: OS DIPLOMATAS RODRIGO BAENA SOARES, PARA REPRESENTAR O BRASIL CONJUNTAMENTE EM MOÇAMBIQUE, MADAGASCAR E SUAZILÂNDIA; NA ÁFRICA. 

LOC: ...E JOSÉ LUIZ COSTA, INDICADO PARA REPRESENTANTE PERMANENTE DO BRASIL JUNTO À ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS, OEA. A INDICAÇÃO SUBSTITUI A DO DIPLOMATA GUILHERME PATRIOTA, REJEITADO PARA O MESMO CARGO PELO PLENÁRIO DO SENADO EM MAIO PASSADO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O diplomata José Luiz Machado Costa é embaixador do Brasil no Haiti desde 2012. Ele já serviu na OEA em Washington, como conselheiro e ministro conselheiro, por 7 anos em dois períodos em que, segundo ele, a OEA enfrentou desafios importantes com o fim da guerra fria e depois os ataques de 11 de setembro. José Luiz Costa afirmou que a OEA passa agora por um momento de transformação, processo no qual o Brasil, por suas credenciais, terá um papel relevante. 

(JOSÉ LUIZ) Essa diversidade às vezes é traduzida em disputas entre países e blocos de países dentro da organização que acabam por gerar uma certa paralisia. O Brasil eu considero o único país capaz de transitar com facilidade por todos os diferentes grupos dentro da organização. 

(REPÓRTER) O relator da indicação, José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, lembrou que há 4 anos o Brasil não tem representante na OEA. E destacou que novos desafios surgiram para a Organização com o restabelecimento das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba; a Alba, Aliança Bolivariana para as Américas; e a decisão de órgão da OEA contrária à usina de Belo Monte. 

(AGRIPINO) A Alba ruidosa, essa a novidade, são países que se juntam para, do ponto de vista ideológico, defenderem pontos de vista que nem sempre são os que mais possam interessar ao Brasil. Haja vista a recente viagem da presidente aos Estados Unidose o descongelamento das relações com de Cuba com os Estados Unidos. E o contencioso principal que vai encontrar é como se reposicionar dentro da OEA, tendo em vista a posição da Comissão Interamericana de Direitos Humanos 

(REPÓRTER) A Comissão de Relações Exteriores também aprovou a indicação de Rodrigo de Lima Baena Soares para embaixador do Brasil em Moçambique, Madagascar e Suazilândia; na África.
09/07/2015, 02h10 - ATUALIZADO EM 09/07/2015, 02h10
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00