CAS aprova proposta que autoriza o saque do FGTS em caso de doença grave — Rádio Senado

CAS aprova proposta que autoriza o saque do FGTS em caso de doença grave

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU HOJE UMA PROPOSTA QUE AUTORIZA O SAQUE DO FGTS QUANDO O TRABALHADOR OU QUALQUER DE SEUS DEPENDENTES FOR PORTADOR DE DOENÇA GRAVE. 

LOC: ATUALMENTE, A UTILIZAÇÃO É PERMITIDA APENAS NOS CASOS DE PACIENTES EM ESTÁGIO TERMINAL OU QUANDO SÃO PORTADORES DO VÍRUS HIV OU CÂNCER. OS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. 

TÉC: Doenças graves necessitam de cuidados especiais e acarretam um elevado custo nos tratamentos. São muitos os casos que exigem internações, medicamentos de alto custo e exames, fazendo com que muitos cidadãos tenham que pedir empréstimos ou vender algum bem para pagar as despesas. O Saque do FGTS hoje já é permitido para portadores de Câncer, mas durante a votação desta quarta-feira, o senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, que é medico, relatou as dificuldade dos pacientes com doenças graves.  

(AMORIM) Eu que passei boa parte da minha vida profissional cuidando e tratando de pacientes com câncer, muito presenciei o desespero dessas pessoas, desses pacientes numa situação como essa. Ás vezes não tinha nem como de deslocar pra fazer o tratamento de uma cidade para outra. Mas ele tinha fgts depositado. Pra que serviria esse FGTS se no momento da luta pela vida ele não poderia contar justamente com isso? é uma luta que se faz. 

(REPÓRTER) A relatora do projeto, senadora Lúcia Vânia, de Goiás, afirmou que os recursos trarão mais chances de cura com o pagamento de tratamentos. 

(LÚCIA VÂNIA) Em se tratando de doenças graves, sempre resta uma esperança de cura que tem certamente mais possibilidade de ocorrer com o aporte de um crédito que acabará por beneficiar a todo o núcleo familiar. 

(REPÓRTER) Atualmente a legislação brasileira define como doenças graves o câncer, a Tuberculose ativa; a hanseníase, esclerose múltipla, cegueira; Paralisia irreversível e incapacitante; Cardiopatia grave; Doença de Parkinson; entre outras. Pelo projeto, o governo deve estabelecer os casos de doenças graves que possibilitarão o saque do FGTS. Caso não receba recurso para ir a Plenário, a proposta seguirá para a Câmara dos Deputados.
08/07/2015, 12h34 - ATUALIZADO EM 08/07/2015, 12h34
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00