PT quer adiar votação de PL que altera obrigações da Petrobras com o pré-sal — Rádio Senado

PT quer adiar votação de PL que altera obrigações da Petrobras com o pré-sal

LOC: A BANCADA DO PT TENTARÁ ADIAR A VOTAÇÃO DO PROJETO QUE DESOBRIGA A PETROBRAS A SER OPERADORA EXCLUSIVA DO PRÉ-SAL. 

LOC: OS DEFENSORES DA MUDANÇA ALEGAM QUE SEM RECURSOS PARA INVESTIR, A ESTATAL ESTÁ IMPEDINDO A EXPLORAÇÃO DE ÓLEO DAS PROFUNDEZAS DO OCEANO. AS INFORMAÇÕES SÃO DA REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Sob o argumento de que novos leilões do pré-sal só estão previstos para o próximo ano, o líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, pedirá o adiamento da votação do projeto que retira da Petrobras a obrigação de ser a operadora exclusiva do pré-sal. Caso os líderes decidam pela apreciação da proposta, ele afirmou que o PT votará contrariamente por entender que Petrobras terá condições de se capitalizar até o próximo leilão. Segundo Humberto Costa, a mudança será prejudicial para a estatal. 

(Humberto Costa) Isso garante uma exploração racional. Isso garante que a Petrobras, que foi a grande desenvolvedora de tecnologias para a exploração de petróleo em águas profundas, ela possa ter compensações por conta disso. E não corresponde à realidade a preocupação de que a empresa não tenha recursos para fazer investimentos. 

(Repórter) O autor do projeto, senador José Serra, do PSDB de São Paulo, ressaltou que a proposta não retira a Petrobras da exploração do pré-sal. 

(José Serra) A Petrobras está com muitas dificuldades financeiras. E não tem sentido que ela seja obrigada a participar de cada poço do pré-sal e ainda pagar 30% de investimento. Não tem sentido. O meu projeto prevê que se a Petrobras quiser, e se o governo quiser, ela pode pegar o poço que quiser. Ela não pode ser obrigada, apenas isso. 

(Repórter) O relator, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, vai apresentar uma proposta alternativa deixando a Petrobras decidir se quer ou não fazer os investimentos. 

(Ricardo Ferraço) Por isso, estamos trabalhando um parecer substitutivo de modo que possamos eliminar o radicalismo e possamos construir uma proposta que possa ser boa para o Brasil e possa ser boa para a Petrobras. É plenamente possível você compatibilizar esses dois interesses. 

(Repórter) Também na pauta o projeto que estabelece um percentual mínimo de 18% do excedente de óleo explorado no regime de partilha para a União. Hoje, essa quantidade é definida em cada edital dos leilões.
06/07/2015, 06h17 - ATUALIZADO EM 06/07/2015, 06h17
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00