CPI debate morte de pobres e jovens devido a guerra contra às drogas — Rádio Senado

CPI debate morte de pobres e jovens devido a guerra contra às drogas

LOC: A AUDIÊNCIA PÚBLICA DA CPI SOBRE ASSASSINATO DE JOVENS DESTA 2ª FEIRA DESTACOU NOVAMENTE QUE A GUERRA ÀS DROGAS CAUSOU UM AUMENTO EXPONENCIAL DO NÚMERO DE MORTOS ENTRE AS POPULAÇÕES MAIS POBRES E JOVENS. 

LOC: EM 1980, MORRERAM 5 MIL 534 PESSOAS ASSASSINADAS E EM 2014 FORAM MORTAS MAIS DE 53 MIL E 500 PESSOAS. APROXIMADAMENTE 80% SÃO JOVENS DO SEXO MASCULINO DAS CLASSES ‘D’ E ‘E’. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) Novamente a questão da Guerra às Drogas e a explosão da mortalidade entre os jovens foram o centro dos debates da CPI do Assassinato de Jovens. A presidente da CPI, senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, destacou que no caso de Roraima, o aumento em 46% do número de mortos dos últimos anos afetou majoritariamente a juventude de origem indígena: 

(Lídice da Mata) No estado de Roraima... as circunstâncias culturais próprias, já que lá não há uma maioria de população de jovens negra principalmente assassinada e sim de jovens indígenas. 

(Repórter) Já o pesquisador do IPEA Antônio Teixeira Lima Júnior destacou que maior parte dos mortos em quase todos os Estados é de jovens negros das classes D e E, do sexo masculino: 

(Antônio Teixeira Lima Júnior) A taxa máxima de homicídios por arma de fogo era 14,4 por 100 mil habitantes em 1980. Em 2010 essa taxa máxima de homicídios por arma de fogo era 59,3 por 100 mil habitantes com pico aos 20 anos de idade. Considerando a taxa máxima, né, 314,7% de aumento. 

(Repórter) O pesquisador e delegado da Polícia Civil do Rio Janeiro, Orlando Zaccone D’Elia Filho, foi enfático em atribuir o crescimento da violência à proibição das drogas: 

(Orlando Zaccone D’Elia Filho) Porque a violência não é produto das drogas. A violência é produto da proibição. Se fizermos uma pesquisa quantos jovens morreram pelo consumo dessas drogas que são proibidas, maconha, cocaína, no ano de 2014 e quantas morreram na guerra contra o comércio dessas substâncias, nós vamos concluir, com toda certeza, que o número de pessoas, de jovens que morreram na guerra contra essas substâncias é muito maior. 

(Repórter) A CPI do Assassinato de Jovens pretende visitar vários estados para investigar diversos casos de homicídios de jovens sob a alegação de auto de resistência.
06/07/2015, 10h25 - ATUALIZADO EM 06/07/2015, 10h25
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00