Comissão debate importância da redução dos gases de efeito estufa — Rádio Senado

Comissão debate importância da redução dos gases de efeito estufa

LOC: COMISSÃO MISTA PERMANENTE DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS DEBATEU A IMPORTÂNCIA DA REDUÇÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS. 

LOC: DE ACORDO COM DADOS DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, OMS, A POLUIÇÃO PODE MATAR 8 MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO EM CINCO ANOS. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) Na audiência pública, especialistas e parlamentares debateram a importância da redução de gases do efeito estufa por meio do incentivo à produção de biocombustíveis. De acordo com dados apresentados ao colegiado, as internações por doenças respiratórias aumentam em 8 por cento, em dias mais poluídos, apenas na cidade de São Paulo. Para o professor Paulo Hilário, da Universidade de São Paulo, a adoção de práticas sustentáveis deve ser incentivada por meio de programas que tenham como foco a saúde dos indivíduos. 

(Paulo Hilário) “Ele tem que enxergar uma vantagem para ele e para as pessoas que ele ama. Portanto, se eu disser que andar de ônibus em São Paulo, por exemplo, ele vai andar sem perceber de 4 a 5 quilômetros por dia e perder meio quilo por mês. O risco de doença cardiovascular vai reduzir agora e a saúde mental melhora. Se ele comer 20% menos carne vermelha não apenas reduz a quantidade de gás metano no pasto, mas reduz em 14% o risco de câncer do trato gastrointestinal”. 

(Repórter) Já o diretor-geral da Agroícone, Rodrigo Lima lamentou a falta investimentos em políticas de incentivo ao consumo de etanol. 

(Rodrigo Lima) “O Brasil adotou metas e compromisso voluntários de redução emissões incluído o etanol, mas não criou políticas de incentivo ao setor para fazer as metas de consumo de etanol serem alcançadas”. 

(Repórter) O deputado federal Sarney Filho, do PV do Maranhão, destacou que a produção de biocombustíveis é a melhor solução para defesa do meio ambiente. 

(Sarney Filho) “Entendo que possa ai se fazer um casamento entre produção e defesa do meio ambiente. Produção e sustentabilidade que é justamente isso que pregamos”. 

(Repórter) A Organização Mundial da Saúde, OMS, estima que até 2020 cerca de 8 milhões de pessoas, em todo o mundo, podem morrer por doenças causadas pela poluição.
01/07/2015, 06h32 - ATUALIZADO EM 01/07/2015, 06h32
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00