CDH discute condições de trabalho dos operadores de telemarketing — Rádio Senado

CDH discute condições de trabalho dos operadores de telemarketing

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA DISCUTIU AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS OPERADORES DE TELEMARKETING. 

LOC: TODOS OS PARTICIPANTES DO DEBATE DESTACARAM A NECESSIDADE DE REGULAMENTAR A PROFISSÃO PARA EVITAR ABUSOS COMO A BAIXA REMUNERAÇÃO E O ASSÉDIO MORAL SOFRIDO PELOS TRABALHADORES. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: Os representantes dos sindicatos, do Ministério do Trabalho, da Justiça e pesquisadores explicaram aos senadores que os trabalhadores do setor de telemarketing, muitos deles jovens em seu primeiro emprego, sofrem sérios problemas de saúde, físicos e emocionais, devido às condições de trabalho que encontram nas empresas. Segundo eles, os trabalhadores enfrentam pressão diária por resultados, vinculação do pagamento de comissões a metas de desempenho difíceis de serem cumpridas e constante assédio moral. Segundo o médico e auditor do trabalho Airton Marinho da Silva, a baixa remuneração, a pressão por resultados, locais de trabalho insalubres, e o controle dos supervisores até mesmo sobre as pausas para o uso do banheiro e alimentação, são os responsáveis pelo alto índice de afastamentos por doenças entre a categoria. 

(Airton Marinho) Do ponto de vista da saúde do trabalhador é um tipo de trabalho que gera diversos riscos, riscos a saúde mental, a saúde vocal, a saúde auditiva, a saúde muscular, pelo fato de ficar preso num lugar muito estreito durante muito tempo em posições desconfortáveis. 

(REPÓRTER) A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telemarketing de Campinas, Vivian dos Santos Queiroz, acredita que a definição de um piso salarial nacional e a regulamentação da profissão vai ajudar a combater a situação de abuso. 

(Vivian dos Santos Queiroz) A gente tendo uma lei estabelecendo um piso digno, estabelecendo insalubridade no setor, porque nós somos um setor insalubre, e a regulamentação da categoria, são itens primordiais para que a gente mude a situação da categoria no nosso país. 

(REPÓRTER) Para o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, presidente da Comissão, a situação de precariedade é um exemplo dos efeitos negativos da terceirização da mão de obra. 

(Paulo Paim) Todos aqui foram brilhantes e estão dando depoimentos que vão nos ajudar muito nesse debate que estamos fazendo nessa cruzada a nível nacional contra a terceirização. 

(REPÓRTER) Segundo o senador, a CDH ainda vai discutir o tema em outra reunião, com a participação dos empresários do setor. A expectativa da categoria é apresentar uma proposta para um projeto de lei de regulamentação da profissão. Um projeto em análise no Senado já propõe a da jornada de seis horas para os operadores de telemarketing. A proposta foi aprovada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e controle em novembro de 2014 e aguarda análise de mais duas comissões do Senado.
30/06/2015, 01h50 - ATUALIZADO EM 30/06/2015, 01h50
Duração de áudio: 02:37
Ao vivo
00:0000:00