Líderes devem discutir se vão derrubar MP que trata do reajuste do mínimo — Rádio Senado

Líderes devem discutir se vão derrubar MP que trata do reajuste do mínimo

LOC: OS LÍDERES PARTIDÁRIOS DEVEM DISCUTIR NESTA SEMANA SE VÃO DERRUBAR A MEDIDA PROVISÓRIA QUE TRATA DO REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO. 

LOC: A CÂMARA APROVOU UMA MUDANÇA QUE GARANTE A MESMA CORREÇÃO PARA OS APOSENTADOS QUE RECEBEM ACIMA DO PISO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, se reúne com as lideranças partidárias para discutir a medida provisória da correção do salário mínimo. Os deputados aprovaram uma mudança ao projeto para que o reajuste dos aposentados e pensionistas que recebem acima do piso seja o mesmo do mínimo, nesse caso, a soma da inflação e da média do crescimento econômico dos dois últimos anos. Hoje, as pensões maiores são corrigidas apenas pelo IPCA. Ao afirmar que será dos líderes a decisão de alterar ou de não votar a medida provisória para perder sua eficácia, Renan Calheiros ressaltou que o Senado será responsável neste debate. 

(Renan) Temos muita preocupação com a questão fiscal. Mas essa decisão da Câmara cria sem dúvida uma oportunidade para que possamos aprofundar o debate da Previdência, a sustentabilidade, a questão atuarial. O Senado vai aguardar que a medida chegue aqui para aprofundarmos o debate e darmos o definitivo encaminhamento com relação a esta questão que é crucial para a sociedade. 

REPÓRTER: Ao citar despesas superiores a R$ 9 bilhões nos cofres da Previdência, o líder do governo, senador Delcídio do Amaral, de Mato Grosso do Sul, cobrou responsabilidade do Senado. 

(Delcídio) Não há conta no Brasil que suporte uma medida dessas. Não tenho dúvida nenhuma que o Senado vai mudar esse texto porque é um texto absolutamente incompatível com a economia brasileira. Acho incompatível com todo o esforço que estamos fazendo. 

REPÓRTER: O líder do Democratas, senador Ronaldo Caiado de Goiás, é favorável à mudança da Câmara ao destacar que o impacto não será relevante já que a economia não crescerá nesses próximos dois anos. 

(Caiado) A minha posição pessoal, e eu não posso falar pelo partido, essa é uma luta antiga nossa desse reajuste acompanhar exatamente os demais aposentados. Ou seja, o indexador que reajusta o salário mínimo também reajustar as demais aposentadorias. 

REPÓRTER: Caso o Senado mantenha a mudança, restará ao governo vetá-la.
26/06/2015, 02h59 - ATUALIZADO EM 26/06/2015, 02h59
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00