CPI do HSBC convoca diretores e ex-diretores para prestar esclarecimentos — Rádio Senado

CPI do HSBC convoca diretores e ex-diretores para prestar esclarecimentos

LOC: CPI DO HSBC CONVOCA DIRETORES E EX-DIRETORES DO BANCO PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS SOBRE O CASO SWISSLEAKS. 

LOC: E PEDE AO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL O COMPARTILHAMENTO DAS INFORMAÇÕES SOBRE OS CORRENTISTAS BRASILEIROS COM CONTAS NA FILIAL SUÍÇA DO HSBC. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) A Procuradoria Geral da República ainda não recebeu a lista oficial dos brasileiros que teriam contas na filial do HSBC na Suíça. Há a suspeita de que alguns desses correntistas tenham cometido crimes como evasão de divisas e sonegação fiscal. A pedido do relator da CPI do HSBC, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, a comissão aprovou uma solicitação para que o Ministério Público Federal encaminhe as informações, assim que as receber do governo da França - país que concentra as investigações do escândalo que ficou conhecido como Swissleaks: 

(Ricardo Ferraço) Nós temos um acordo de cooperação com a França. A França já legalizou todas essas informações. Mas nós ainda não recebemos essas informações da Câmara. Há uma expectativa que ainda no mês de junho, a Procuradoria Geral da república receba essas informações e, em recebendo, o Ministério Público Federal possa compartilhar com a Comissão Parlamentar de Inquérito. Aí sim nós teremos os elementos e a base legal para evoluirmos nas investigações. 

(Repórter) A CPI já enviou 362 pedidos de informações a cidadãos brasileiros sobre as contas que eles teriam no exterior. Dezenove se recusaram a responder os questionamentos. Entre eles, estão artistas, empresários e ex-parlamentares. Ricardo Ferraço considera a negativa um desrespeito e defende a quebra do sigilo bancário dessas pessoas: 

(Ricardo Ferraço) A Comissão Parlamentar de Inquérito, cautelosamente, solicitou um conjunto de informações. E essas pessoas simplesmente se negaram a dar qualquer informação, porque não têm qualquer coisa a declarar à comissão. Então, se não tem o que declarar, nós podemos sim avançar para a quebra de sigilo, uma vez que a Constituição Federal nos garante essa prerrogativa como poder de investigação. 

(Repórter) Os pedidos de quebra de sigilo serão decididos na próxima reunião da CPI, no dia 30 de junho. Nesta terça-feira, a CPI do HSBC aprovou seis requerimentos. Entre eles, o que convoca para depor cinco diretores e ex-diretores da filial brasileira do banco.
23/06/2015, 06h13 - ATUALIZADO EM 23/06/2015, 06h13
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00