Parlamentares acusam governo da Venezuela de ter planejado ação contra senadores brasileiros — Rádio Senado

Parlamentares acusam governo da Venezuela de ter planejado ação contra senadores brasileiros

LOC: PARLAMENTARES DA OPOSIÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL ACUSAM O GOVERNO DA VENEZUELA DE TER PLANEJADO A AÇÃO EM CARACAS ONDE SENADORES BRASILEIROS FORAM HOSTILIZADOS E IMPEDIDOS DE VISITAR POLÍTICOS PRESOS NAQUELE PAÍS. 

LOC: SENADORES ACUSAM O GOVERNO DILMA DE CONIVÊNCIA E AFIRMAM QUE VÃO EXIGIR A EXPULSÃO DA VENEZUELA DO MERCOSUL. NESTA SEGUNDA-FEIRA, ELES DEVERÃO APRESENTAR AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL UMA AÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITOS FUNDAMENTAIS. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, presidente da Comissão de Relações Exteriores, afirmou que a oposição vai pedir a expulsão da Venezuela do Mercosul por não cumprir as cláusulas democráticas. Segundo ele, o embaixador do Brasil naquele país recebeu ordens do governo em Brasília para não acompanhar os senadores na visita a Caracas. 

(ALOYSIO NUNES) Fomos metidos numa arapuca pelo governo venezuelano com total omissão e cumplicidade do governo brasileiro. Havia um caminho totalmente desobstruído do lado esquerdo da van. A van foi ao encontro do congestionamento exatamente onde havia um grupo de manifestantes, arregimentados pelo governo venezuelano, que nos hostilizaram com gritos depois com pancadas e pontapés contra o carro. 

(REPÓRTER) O senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, que também estava na comitiva, diz que é preciso rever a presença da Venezuela no Mercosul. 

(AÉCIO) Pela simples razão que a Venezuela não cumpre o acordo da cláusula democrática. A Venezuela não vive uma democracia, a oposição é aterrorizada. 

(REPÓRTER) O líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima, da Paraíba, informou que a oposição quer convocar o chanceler Mauro Vieira e o embaixador do Brasil na Venezuela para esclarecimentos e também vai ao STF. 

(CÁSSIO) Fomos vítimas de uma sabotagem e de um boicote deliberado. Vamos convocar o chanceler Mauro Vieira e o embaixador na Venezuela. E uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal, uma ação de descumprimento de preceitos fundamentais, dpf, e se for preciso vamos obstruir votações no Senado, porque o que houve ontem foi muito grave. 

(REPÓRTER) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, emitiu uma nota em que repudia e abomina a hostilidade aos parlamentares. A Câmara dos Deputados aprovou uma moção de repúdio. E o Itamaraty afirmou que pedirá, pelos canais diplomáticos, esclarecimentos sobre o ocorrido.
19/06/2015, 03h16 - ATUALIZADO EM 19/06/2015, 03h16
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00