Representação do Brasil aprova estatuto do Instituto Sul-Americano do Governo em Saúde — Rádio Senado

Representação do Brasil aprova estatuto do Instituto Sul-Americano do Governo em Saúde

LOC: A REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO DO MERCOSUL APROVOU O ESTATUTO DO INSTITUO SUL-AMERICANO DO GOVERNO EM SAÚDE 

LOC: NA REUNIÃO QUE OCORREU NESTA QUARTA-FEIRA, A COMISSÃO TAMBÉM DISCUTIU QUESTÕES RELACIONADAS À REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NOS PAÍSES. REPÓRTER HEBERT MADEIRA. 

(Repórter) O Instituto Sul-Americano do Governo em Saúde é um centro de altos estudos e debate de políticas públicas para o desenvolvimento em saúde nos países da América do Sul. Na reunião da Representação Brasileira do Parlamento do Mercosul, senadores e deputados aprovaram a criação do estatuto da entidade que tem sede no Rio de Janeiro. O documento, que foi encaminhado ao Congresso Nacional pelo Executivo, designa parâmetros para execução e celebração de contratos e aquisição de bens, entre outros itens. Segundo o relator da proposta, senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, a aprovação é mais uma forma de pressionar os governos a atualizarem as finanças comprometidas com o Mercosul. O presidente do colegiado, senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, se mostrou entusiasmado com o encontro, que contou com 21 parlamentares. 

(Roberto Requião) Hoje, nós tivemos a primeira reunião verdadeira, e eu vi um entusiasmo do pessoal, nós vamos fazer isso funcionar. O Parlasul é um parlamento opinativo. Ele é um espaço de discussão dos parlamentares dos países que o compõem, para influenciar e sugerir medidas na economia, na relação civilizatória, cultural e externa. 

(Repórter) Na reunião, o colegiado também discutiu as condições de funcionamento da representação brasileira nos países. O salário oferecido é considerado baixo e desestimula o envio de representantes. A próxima reunião está marcada para o dia primeiro de julho e deve contar com a presença do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, para falar a respeito de tratados internacionais.
17/06/2015, 06h32 - ATUALIZADO EM 17/06/2015, 06h32
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00