Senado vai debater transparência nas operações internacionais do BNDES — Rádio Senado

Senado vai debater transparência nas operações internacionais do BNDES

LOC: OS DADOS SOBRE OPERAÇÕES NO EXTERIOR, TORNADOS PÚBLICOS PELO BNDES, SÃO TEMA DE DEBATE NO SENADO. 

LOC: ALGUNS SENADORES COBRARAM MAIS TRANSPARÊNCIA DO BANCO, COMO CONTA A REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

TÉC (Repórter) Após terem sido publicados na internet dados de contratos de exportação de serviços de engenharia realizados entre 2007 e 2015, senadores cobram ainda mais transparência do BNDES. Os contratos somam quase doze bilhões de reais e incluem empreendimentos em Cuba e Angola. O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, questionou as condições de financiamentos oferecidos a outros países, com taxas de juros inferiores às praticadas no Brasil. 

(Álvaro) Há países privilegiados, com benefícios que não se conferem aos brasileiros. Benefícios de taxas de juros subsidiadas, de prazos alongados. Portanto, há uma incoerência, o BNDES tem apresentado esse desvio de finalidade. Recursos públicos que poderiam estar sendo utilizados aqui, estão sendo utilizados lá fora.

(Repórter) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, também defendeu que fosse dada prioridade a investimentos no país. Ela é autora de um projeto (02/2014) que prevê que empréstimos ao exterior feitos por bancos públicos sejam submetidos ao Senado. 

(Ana Amélia) Sem a transparência, era o pior dos mundos, porque é dinheiro público. O Brasil está carente de portos, de fontes de energia renovável, de rodovias, está carente de ferrovias. Então, que essas obras tenham prioridade no Brasil, porque também está gerando renda, riqueza aqui dentro.

(Repórter) O líder do Governo no Senado, Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, disse que o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, está disposto a participar de reunião conjunta das comissões de Relações Exteriores e de Assuntos Econômicos. Segundo Delcídio, algumas operações precisam ser mantidas em sigilo para que o País não perca a competitividade.  

(Delcídio) Nós precisamos também fazer uma avaliação daquilo que são questões comerciais e que, portanto, têm de ser preservadas sob o ponto de vista do sigilo, porque senão nós podemos perder competitividade. É a venda, por exemplo, de aviões, pela Embraer, no exterior.

(Repórter) Nas próximas semanas, ficarão disponíveis para consulta mais mil e oitocentos contratos do BNDES. Da Rádio Senado.
05/06/2015, 03h55 - ATUALIZADO EM 05/06/2015, 03h55
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00