Senado aprova criação da frente parlamentar pela valorização do trabalho — Rádio Senado

Senado aprova criação da frente parlamentar pela valorização do trabalho

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU A CRIAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR PELA VALORIZAÇÃO DO TRABALHO. 

LOC: SEGUNDO O SENADOR PAULO PAIM, DO PT GAÚCHO, O COLEGIADO VAI IMPEDIR INICIATIVAS CONTRA OS TRABALHADORES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Aprovada por unanimidade pelo Plenário do Senado, a Frente Parlamentar pela Valorização do Trabalho vai discutir e propor soluções para os temas relacionados ao emprego. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, autor da iniciativa, afirmou que a prioridade é a derrubada do projeto que permite a terceirização do trabalho. Hoje, esse tipo de contratação diferenciada só é permitida para as atividades meio, a exemplo de limpeza e segurança. Paulo Paim afirmou que os integrantes da Frente vão viajar o País inteiro em busca de apoio contra a terceirização. O senador ressaltou que após o arquivamento desse projeto, a Frente vai se voltar para outros assuntos de interesse dos trabalhadores. 

(Paulo Paim) Vai combater o trabalho escravo, vai ser contra a terceirização da atividade fim, vai lutar pela aprovação de projetos de aposentados e pensionistas, que são trabalhadores. Vai acompanhar, espero que a presidente não vete o Fator Previdenciário. Vai combater a rotatividade, o arrocho salarial e os projetos que venham tirar os direitos dos trabalhadores. 

(Repórter) Ao comentar a prioridade da Frente de Valorização do Trabalho, o líder do governo, senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, disse que o projeto da terceirização será debatido por diversas comissões do Senado. Ele defendeu uma proposta que garanta os direitos dos trabalhadores terceirizados. 

(Delcídio do Amaral) Terceirização, nós estamos preocupados em regulamentar os 13 milhões de terceirizados sem regulamentação nenhuma. E ao mesmo tempo, não precarizar os outros 40 milhões. É com essa preocupação, ouvindo todo mundo, os trabalhadores, os empresários, as centrais sindicais. Enfim, fazendo um projeto que seja democraticamente discutido e que seja o melhor para o Brasil. 

(Repórter) O projeto da terceirização já foi aprovado pela Câmara dos Deputados. 
03/06/2015, 09h16 - ATUALIZADO EM 03/06/2015, 09h16
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00