CMA debate a crise hídrica no país — Rádio Senado

CMA debate a crise hídrica no país

LOC: ESPECIALISTAS APONTAM MUDANÇAS NA GESTÃO, LEIS QUE GARANTAM O USO RACIONAL DA ÁGUA E REVITALIZAÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS COMO SOLUÇÕES PARA A CRISE HÍDRICA. 

LOC: O TEMA FOI DEBATIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE NESTA QUARTA-FEIRA. REPÓRTER CINTHIA BISPO. 

(Repórter) A mudança nos padrões de consumo de água para solucionar a escassez nos reservatórios em tempos de crise hídrica foi tema de debate da Comissão de Meio Ambiente. Revitalização de bacias hidrográficas, presença do estado na política de desenvolvimento da pesca e legislação para o uso racional da água foram algumas soluções apontadas pelos representantes dos ministérios do Meio Ambiente e da Pesca. O senador Donizete Nogueira, do PT de Tocantins, lembrou que o Brasil enfrenta a crise hídrica há muito tempo, mas a repercussão só veio agora porque afetou grandes centros econômicos. Para ele, rever a gestão dos recursos hídricos é uma das chaves para solucionar um problema que se estende por anos. 

(Donizete Nogueira) O problema da água é de gestão. Porque nós não vamos conseguir eliminar os períodos de estiagem assim, esse nós vamos amenizar na medida que estivermos uma utilização melhor dos recursos naturais. Sendo assim, só melhorando a gestão nós vamos conseguir dar longevidade a utilização desse bem tão precioso para a vida humana no planeta. 

(Repórter) A construção de cisternas é uma das ações apontadas pelos parlamentares como solução para a captação e armazenamento de água. Só no semiárido, a iniciativa já beneficiou mais de quatro milhões de pessoas segundo o Ministério do Desenvolvimento Social. Porém, Marcelo Medeiros, Secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, considera muito caro o tratamento da água da chuva e de reuso. 

(Marcelo Medeiros) Do ponto de vista técnico, isso é possível aproveitar 100% do reuso, 100% da água da chuva, mas você tem que considerar o ponto de vista econômico. E muito caro fazer tratamento para reuso, principalmente se for de uma água de dejetos humanos. Mas o custo econômico disso é muito alto. A nossa visão de reuso e de água de chuva é um pouco menor. 

(Repórter) A Comissão de Serviços de Infraestrutura também vai debater o tema em junho em uma audiência pública para avaliar as políticas de recursos hídricos.
03/06/2015, 06h57 - ATUALIZADO EM 03/06/2015, 06h57
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00