Esforço fiscal para reequilibrar contas públicas vai até 2017 — Rádio Senado

Esforço fiscal para reequilibrar contas públicas vai até 2017

LOC: O ESFORÇO FISCAL VAI LEVAR PELO MENOS DOIS ANOS, SEGUNDO O MINISTRO DO PLANEJAMENTO NELSON BARBOSA. 

LOC: SENADORES DIVERGEM QUANDO AO ENTENDIMENTO DE QUE A RECUPERAÇÃO ECONÔMICA DEVE SER GRADUAL. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. 

TÉC (Reporter) As medidas adotadas pelo governo para tentar reequilibrar as contas públicas desde o início do ano fazem parte de um esforço gradual que deve durar até 2017. É o que afirmou o ministro do planejamento, Nelson Barbosa. Os senadores divergem quando ao entendimento de que a recuperação econômica deva ser gradual. O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, criticou a postura do Governo. Para ele, deveria ser feita uma grande reforma administrativa com corte de gastos desnecessários.

(Álvaro) O Governo deveria fazer a sua parte também porque estimularia suportarmos esse sacrifício. A sociedade suportar esse sacrifício. O que é contraditório é ver o Governo exigindo e pouco oferecendo. Não cortou um ministério, um cargo de assessoria, nenhum departamento.

(Repórter) Já o líder do PT no Senado, Humberto Costa, de Pernambuco, afirmou que é natural que o esforço fiscal leve um tempo. 

(Costa) Não é um trabalho de um ano apenas. Naturalmente que esse trabalho precisa ser feito continuamente, tanto que já há metas estabelecidas. Uma previsão de uma busca de um superávit primário de 2% do PIB do ano que vem. Uma meta de inflação de 4,5%. Então é um processo permanente de aperfeiçoamento das condições das contas públicas do país.

(Repórter) Segundo Nelson Barbosa, uma "demanda reprimida" por serviços de infraestrutura vai ajudar a permitir uma retomada do nível de investimentos ainda em 2015. O Governo irá anunciar no início de junho o pacote de concessões em infraestrutura. O líder do PT classificou a medida como um “pontapé muito forte” na economia. Pelo menos doze trechos de rodovias federais vão fazer parte das negociações. Da Rádio Senado.
01/06/2015, 08h09 - ATUALIZADO EM 01/06/2015, 08h09
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00