Após reunião, Congresso começa a se mobilizar para definir pauta para atender estados — Rádio Senado

Após reunião, Congresso começa a se mobilizar para definir pauta para atender estados

LOC: APÓS A REUNIÃO COM OS GOVERNADORES, O CONGRESSO JÁ COMEÇA A SE MOBILIZAR PARA DEFINIR UMA PAUTA DE PROJETOS QUE PRIORIZEM AS DEMANDAS DOS ESTADOS. 

LOC: OS PRESIDENTES DO SENADO, RENAN CALHEIROS, E DA CÂMARA, EDUARDO CUNHA, DEVEM SE REUNIR JÁ NESTA QUINTA-FEIRA PARA DEFINIR OS PROJETOS QUE PODEM SER INCLUÍDOS NAS VOTAÇÕES DAS DUAS CASAS. OUÇA OS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. 

(Repórter) Logo após os discursos dos governadores, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, já anunciou medidas imediatas no Parlamento. 

(Renan Calheiros) Nós estamos designando 2 senadores e dois deputados federias para que em contato com os governadores possam sistematizar essa produtiva reunião. Nós estamos designando um grupo de trabalho no Senado para acompanhar o encaminhamento e a tramitação desses assuntos federativos. 

(Repórter) Durante o encontro, os governadores fizeram várias reivindicações como as compensações aos estados por perdas de arrecadação, mais investimentos da União nas áreas de segurança e saúde, com repasses de pagamentos atrasados, e mudanças na Lei Kandir. Segundo o senador Delcício do Amaral, do PT do Mato Grosso do Sul, que se reuniu com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, nesta quarta-feira, o ministro se comprometeu a rever a criação de dois fundos: um de compensação e outro de desenvolvimento regional para os estados. 

(Delcídio Amaral) Ele está estudando esses fundos e o compromisso que ele assumiu conosco é até o final de maio início de junho ele vai apresentar uma proposta. 

(Repórter) O senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, lembrou que o Congresso já aprovou propostas importantes que beneficiam os estados, como a reindexação das dívidas. Ele também defende uma forma de compensação aos estados, com a participação do governo nas negociações. 

(Valdir Raupp) Essa partilha do governo federal desigual. O governo federal concentra 70, 75 por cento e distribui apenas vinte e poucos por cento eu acho que precisa de uma parcela maior. Não tem como você aprovar um pacto federativo sem o governo federal. 

(Repórter) Para o ex-governador do Amazonas e senador pelo PSD, Omar Aziz, governo e Congresso devem achar saídas para reestabelecer o equilíbrio da federação. 

(Omar Aziz) Nós estamos numa crise e quem tem que sair dessa crise somos nós. Essa situação não vai cair do céu. Então por isso que é importante este tipo de reunião, você ouvir as pessoas, pra que a gente possa conduzir numa solução melhor possível para o país. 

(Repórter) O encontro no Salão Negro do Congresso Nacional reuniu mais de 20 governadores e representantes de governos estaduais. Da Rádio Senado, Paula Groba. 

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, DO PMDB DE ALAGOAS, MARCOU UMA REUNIÃO PARA ESTA QUINTA-FEIRA COM O PRESIDENTE DA CÂMARA EDUARDO CUNHA, DO PMDB DO RIO DE JANEIRO. 

LOC: NO ENCONTRO, OS DOIS PRESIDENTES DEVEM DEFINIR UMA PAUTA VOTAÇÕES RELACIONADA AOS ESTADOS E ÀS DEMANDAS DOS GOVERNADORES.
20/05/2015, 05h35 - ATUALIZADO EM 20/05/2015, 05h35
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00