Senado promove nesta terça sessão temática para discutir terceirização — Rádio Senado

Senado promove nesta terça sessão temática para discutir terceirização

LOC: O SENADO PROMOVE NESTA TERÇA-FEIRA UMA SESSÃO TEMÁTICA NO PLENÁRIO PARA DISCUTIR O PROJETO DE LEI DA TERCEIRIZAÇÃO.  

LOC: A SESSÃO FOI CONVOCADA PELO PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, DO PMDB DE ALAGOAS. DETALHES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) O projeto de lei regulamenta a terceirização e permite às empresas contratarem trabalhadores terceirizados para execução de qualquer tarefa, mesmo na atividade fim. Atualmente, segundo súmula do Tribunal Superior do Trabalho, o TST, a terceirização só é permitida em atividades de suporte, como limpeza e segurança. A proposta já foi aprovada na Câmara dos Deputados. Na avaliação do presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, que convocou a sessão temática, o projeto trata de uma alteração na relação de trabalho e institui um novo modelo de desenvolvimento para o Brasil. 

(Renan Calheiros) “Ele não é um ajuste fiscal. Ele é um ajuste trabalhista. O ajuste fiscal tem que mexer com a reforma do Estado. A regulamentação da terceirização ela é, sobretudo, uma tentativa de se colocar um novo modelo de desenvolvimento econômico para o Brasil. Pode regulamentar a terceirização da atividade fim. Pode! Mas isso é um novo modelo de desenvolvimento”. 

(Repórter) Participam do debate representantes do governo, de entidades patronais e dos trabalhadores. Entre os convidados, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias; o procurador do Ministério Público do Trabalho, Helder Santos Amorim; os presidentes da Confederação Nacional do Transporte, Clésio Andrade; da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, FIESP, Paulo Skaf; o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria, Paulo Tigre; os presidentes da Central Única dos Trabalhadores, Vagner Freitas; e da Força Sindical, Miguel Torres. A sessão temática será realizada no Plenário do Senado, nesta terça-feira, às 11h.

PLC 30/2015
18/05/2015, 06h50 - ATUALIZADO EM 18/05/2015, 06h50
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00