CDH aprova projeto que facilita acesso de cegos aos caixas eletrônicos — Rádio Senado

CDH aprova projeto que facilita acesso de cegos aos caixas eletrônicos

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVOU UM PROJETO QUE FACILITA O ACESSO DE CEGOS AOS CAIXAS ELETRÔNICOS POR MEIO DA OBRIGATORIEDADE DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA BRAILE OU DE SISTEMAS DE VOZ. 

LOC: A PROPOSTA SEGUE AGORA PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. OS DETALHES COM PAULA GROBA.  

TÉC: O projeto obriga redes bancárias a disponibilizarem o sistema braile nas teclas dos caixas eletrônicos. De acordo com o autor do projeto, o senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, atualmente a legislação não obriga as instituições a seguirem este tipo de acessibilidade. Ele afirma que a medida contribui para a igualdade entre todos os cidadãos e acesso à informação, que são prerrogativas constitucionais. 

(ALVARO DIAS) Eu acho que é uma deficiência que existe e isso diz respeito à inclusão social e nós esperados que a Câmara dos Deputados possa aprovar o mais rapidamente possível. 

(REPÓRTER) Os senadores da comissão aprovaram uma emenda sugerida pela comissão de Assuntos Econômicos que permite, como alternativa, a instalação de sistemas de voz nos caixas eletrônicos como forma de acesso aos deficientes visuais. O sistema braile passa também a ser obrigatório na correspondência enviada aos clientes cegos. O parecer do relator, senador Sérgio Petecão, do PSD do Acre foi aprovado por unanimidade. A proposta segue agora para a Câmara dos Deputados. E caso vire lei, os bancos terão um ano para fazerem as adaptações.
15/05/2015, 12h53 - ATUALIZADO EM 15/05/2015, 12h53
Duração de áudio: 01:07
Ao vivo
00:0000:00