CAS aprova projeto que regulamenta profissão de DJ — Rádio Senado

CAS aprova projeto que regulamenta profissão de DJ

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA O PROJETO QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO DE DISQUE–JÓQUEI, O DJ.  

LOC: O TEXTO BUSCA VALORIZAR A CATEGORIA E PODE BENEFICIAR MAIS DE UM MILHÃO DE PESSOAS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: A proposta regulamenta a profissão de DJ, profissional de Cabine de Som DJ e de Produtor Dj, disque Jóquei. Para exercer a atividade, o DJ deve obter o registro profissional no Ministério do Trabalho e apresentar diploma ou certificado de curso profissionalizante. Os estrangeiros estão dispensados dessas exigências, desde que permaneçam no máximo 60 dias no Brasil. O texto estabelece uma jornada de trabalho de seis horas diárias e trinta horas semanais e ainda assegura a liberdade de criação dos profissionais. O relator, senador Marcelo Crivela, do PRB do Rio de Janeiro, explicou que a iniciativa busca garantir direitos e valorizar a categoria 

(Crivela) Impõe-se ressaltar que as atividades profissionais de DJ ou Profissional de Cabine de Som DJ, e de Produtor DJ, disque-jóquei, deixaram de ser secundárias há vários anos, tornando-se preeminentes na sociedade atual, tanto pela criatividade quanto pelo profissionalismo que envolvem. Estima-se, hoje, que mais de um milhão de disque-jóqueis atuam à margem da legislação, como autônomos, nos diversos meios de espetáculos de diversão ao público, animando número incalculável de pessoas. 

(REPÓRTER) A proposta já aprovada pelas Comissões de Educação e de Assuntos Sociais do Senado e pela Câmara dos Deputados segue agora para sanção presidencial.
13/05/2015, 01h10 - ATUALIZADO EM 13/05/2015, 01h10
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00