MP que altera direitos trabalhistas passa a trancar a pauta do Plenário — Rádio Senado

MP que altera direitos trabalhistas passa a trancar a pauta do Plenário

LOC: A MEDIDA PROVISÓRIA 665 QUE TRATA DE AJUSTES NO SEGURO-DESEMPREGO, ABONO SALARIAL E SEGURO-DEFESO CHEGOU OFICIALMENTE AO PLENÁRIO DO SENADO NESTA TERÇA-FEIRA E PASSA A TRANCAR A PAUTA DE VOTAÇÕES. 

LOC: SENADORES AFIRMAM QUE HAVERÁ EMBATE NA VOTAÇÃO DA POLÊMICA MEDIDA, CASO NÃO ELA NÃO SOFRA MODIFICAÇÕES. REPÓRTER PAULA GROBA. 

(Repórter) O Senado começa a analisar a Medida Provisória 665 que estabelece novas regras para o acesso ao seguro-desemprego, abono-salarial e seguro-defeso. Pelo texto aprovado na Câmara, o trabalhador terá direito ao seguro-desemprego se tiver trabalhado por pelo menos 12 meses nos últimos dois anos. E para poder pedir o benefício pela segunda vez, deverá ter trabalhado por pelo menos nove meses. Já para garantir o abono salarial, o trabalhador que receber até dois salários mínimos poderá ter direito se tiver exercido atividades ao menos por três meses. No caso do seguro-defeso, pago ao pescador durante o período em que a pesca é proibida, foi mantida a regra vigente que exige no mínimo um ano de registro profissional do pescador. Na opinião do senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, o governo terá dificuldades para aprovar a emepê no Senado. 

(Ricardo Ferraço) A minha impressão é que será um debate muito duro. O desemprego no Brasil está numa escala ascendente e nós vamos debater tudo isso até porque num momento como esse de muita crise, nós estamos percebendo que o governo não está economizando efetivamente. 

(Repórter) Já o senador Paulo Rocha, do PT do Pará, que relatou a Medida Provisória na comissão mista, está otimista e afirma que a proposta deve ser aprovada com algumas modificações. Ele citou a inclusão de novas regras do fator previdenciário na medida. 

(Paulo Rocha) Tem senadores aqui que querem incluir na MP a questão do Fator Previdenciário. Eu sempre fui a favor. Vamos ver se o governo, digamos assim, aceita ou não. 

(Repórter) Segundo o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, que é contra a Medida Provisória, se o novo cálculo do Fator Previdenciário for incluído na proposta, ele muda o voto. 

(Paulo Paim) Aí eu acho que muda o quadro. Se for conseguir incluir o fator previdenciário aí eu acho que haveria uma mudança significativa nas regras do jogo e aí sim as MPs seriam aprovadas com mais facilidade. 

(Repórter) A Medida Provisória 665 tranca a pauta de votações do plenário do Senado.
12/05/2015, 08h59 - ATUALIZADO EM 12/05/2015, 08h59
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00