CMA vai debater com autoridades o pagamento de serviços ambientais — Rádio Senado

CMA vai debater com autoridades o pagamento de serviços ambientais

LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE VAI DISCUTIR EM AUDIÊNCIA PÚBLICA COM AUTORIDADES E ESPECIALISTAS O PAGAMENTO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS. 

LOC: VÁRIOS PROJETOS EM DEBATE NO CONGRESSO NACIONAL BUSCAM INCENTIVAR OS PRODUTORES A PRESERVAR OU RECUPERAR A COBERTURA FLORESTAL DE SUAS PROPRIEDADES. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(Repórter) A Comissão de Meio Ambiente vai debater com autoridades, especialistas e ambientalistas os aspectos teóricos e práticos do chamado pagamento pela prestação de serviços ambientais. Vários projetos em discussão no Congresso Nacional buscam incentivar os produtores a preservarem florestas e rios ou recuperarem a cobertura vegetal de suas propriedades com o desconto em impostos ou o pagamento de uma remuneração em dinheiro. A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, é a favor do pagamento de serviços ambientais e lembrou que o mecanismo já é adotado em alguns países, mas que no Brasil só existem algumas leis estaduais e municipais sobre o assunto. 

(Vanessa Grazziotin) “O nosso objetivo é criar as condições políticas pra que ele seja aprovado, e assim o Brasil possa ter um marco regulatório estabelecido nesta questão. Que perceba e reconheça os interesses em torno da matéria, sejam os interesses de comunidades tradicionais, de cooperativas, empresariais” 

(Repórter) Entre os projetos em análise no Senado, uma iniciativa do senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, cria um cadastro de produtores e um fundo nacional, que receberia 40% dos royalties do petróleo devidos ao Ministério do Meio Ambiente, além das multas ambientais. O dinheiro seria usado para pagar os proprietários rurais que desenvolvam ações para preservar a floresta em pé. A audiência pública ainda não tem data definida.
12/05/2015, 12h39 - ATUALIZADO EM 12/05/2015, 12h39
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00