Senadores fazem vistoria nas obras de manutenção da BR-364 — Rádio Senado

Senadores fazem vistoria nas obras de manutenção da BR-364

LOC: OS SENADORES FIZERAM VISTORIA NAS OBRAS DE MANUTENÇAO DA BR 364, QUE CORTA O ESTADO DE RONDÔNIA. 

LOC: ELES RECLAMARAM DE BURACOS INCLUSIVE EM TRECHOS JÁ RESTAURADOS. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. 

TÉC (Repórter) Quase meio bilhão de reais já foram gastos para tentar reparar 700 quilômetros de asfalto da BR 364. Para ver de perto o andamento das obras, a Comissão de Serviços de Infraestrutura formou uma comissão externa e foi até Rondônia pela terceira vez. O autor do requerimento, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, reclamou do atraso do serviço. 

(Acir): Essa obra está acontecendo há mais de três anos. A obra termina e começa o serviço de tapa buraco. Essa era uma obra que já era pra ter sido entregue há muito tempo.

(Repórter) A comissão iniciou a diligência no município de Ji-Paraná e terminou em Pimenta Bueno. Os 196 quilômetros entre Ouro Preto do Oeste e Pimenta Bueno são considerados os mais críticos. Até as partes já restauradas apresentam buracos. Para o senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, o asfalto não foi aplicado da forma correta. 

(Cassol) O asfalto, tu quebra ele e ele se desmancha na própria mão. Foi aplicado frio. Tem que aplicar com 180 graus. No mínimo, eles aplicaram esse asfalto com 100, 120 graus no máximo, pra poder economizar o combustível diesel que é usado para aquecer, economizando para poder ter mais lucro. Infelizmente é isso que a gente tem assistido em muito lugar por aí. Tem que acabar com isso. 

(Repórter) Só neste trecho da BR 364, já foram gastos 97 milhões reais de um custo estimado em 111 milhões. O senador Gurgacz lamentou que após os recursos terem sido liberados com dificuldade, agora a obra seja executada “sem cuidado algum. 

(Acir): O prejuízo que não é ressarcido é o tempo. Esse realmente é o prejuízo social. Vamos fazer um relatório, vamos encaminhar à Comissão de Infraestrutura e vamos propor que encaminhe esse relatório ao TCU para que providências sejam tomadas, pessoas responsáveis por esse serviço mal feito sejam punidas.

(Repórter) Segundo o DNIT, a recuperação definitiva da BR 364 pode ficar para 2016. Isso porque o Governo vai precisar contratar uma nova restauração caso a rodovia não seja entregue em boas condições. Da Rádio Senado.
08/05/2015, 05h30 - ATUALIZADO EM 08/05/2015, 05h30
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