CE debate PL que obriga universitários a prestarem serviços em escolas
LOC: O PROJETO QUE OBRIGA UNIVERSITÁRIOS BOLSISTAS A PRESTAREM SERVIÇOS EM ESCOLAS PÚBLICAS FOI O TEMA DE UM DEBATE NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE.
LOC: OS DEBATEDORES CONCORDARAM COM OS PRINCIÍPIOS DA PROPOSTA, MAS SUGERIRAM CAUTELA NA FORMA COMO A EXIGÊNCIA PODERÁ SER IMPLEMENTADA. REPÓRTER NARA FERREIRA:
(Repórter) O projeto, do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, determina que os estudantes universitários que receberem bolsas de estudo mantidas com recursos federais deverão prestar serviços de formação e informação científicas e educacionais em escolas públicas do ensino básico. O objetivo é despertar o interesse das crianças por matérias científicas e pelo mundo acadêmico. O reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo, disse concordar com a ideia do projeto de valorizar a carreira de professor pesquisador. No entanto, expressou preocupação com a palavra obrigatoriedade.
(Ivan Camargo) Essa ação importantíssima de ir na escola pública e falar como é boa a vida do cientista, me parece que pode virar completamente se passar a ser obrigatória, e não voluntária.
(Repórter) A presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, Cleuza Rodrigues, disse que a proposta é boa na medida em que devolve à educação pública parte dos recursos investidos, mas é preciso discutir a forma.
(Cleuza Rodrigues) A gente já viveu neste país a história dos voluntários na escola pública que não eram profissionais e assumiam lugares de profissionais. o contrário, é na escola pública que precisamos dos melhores profissionais para garantir equidade.
(Repórter) Adão Francisco de Oliveira, Represente do Conselho Nacional de Secretários de Educação afirmou que o projeto se enquadraria numa proposta mais ampla de educação integral:
(Adão Francisco) de fato precisamos discutir a forma, porque nem todas as áreas de formação acadêmica universitária têm uma incidência positiva que é o espaço da educação básica.
(Repórter) Para a senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, a iniciativa busca estabelecer mais uma forma de interação entre a universidade e a escola básica.
(Lídice da Mata) Nesse retorno de interação de compreensão da educação de maneira mais integral e integrada, que buscamos esta relação entre a escola pública, e as universidades.
(Repórter) A relatora do projeto, senadora Ana Amélia do PP do Rio Grande do Sul disse que vai adotar algumas das recomendações dos palestrantes no relatório a ser apresentado na Comissão.
PLS 224/2012.
LOC: OS DEBATEDORES CONCORDARAM COM OS PRINCIÍPIOS DA PROPOSTA, MAS SUGERIRAM CAUTELA NA FORMA COMO A EXIGÊNCIA PODERÁ SER IMPLEMENTADA. REPÓRTER NARA FERREIRA:
(Repórter) O projeto, do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, determina que os estudantes universitários que receberem bolsas de estudo mantidas com recursos federais deverão prestar serviços de formação e informação científicas e educacionais em escolas públicas do ensino básico. O objetivo é despertar o interesse das crianças por matérias científicas e pelo mundo acadêmico. O reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo, disse concordar com a ideia do projeto de valorizar a carreira de professor pesquisador. No entanto, expressou preocupação com a palavra obrigatoriedade.
(Ivan Camargo) Essa ação importantíssima de ir na escola pública e falar como é boa a vida do cientista, me parece que pode virar completamente se passar a ser obrigatória, e não voluntária.
(Repórter) A presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, Cleuza Rodrigues, disse que a proposta é boa na medida em que devolve à educação pública parte dos recursos investidos, mas é preciso discutir a forma.
(Cleuza Rodrigues) A gente já viveu neste país a história dos voluntários na escola pública que não eram profissionais e assumiam lugares de profissionais. o contrário, é na escola pública que precisamos dos melhores profissionais para garantir equidade.
(Repórter) Adão Francisco de Oliveira, Represente do Conselho Nacional de Secretários de Educação afirmou que o projeto se enquadraria numa proposta mais ampla de educação integral:
(Adão Francisco) de fato precisamos discutir a forma, porque nem todas as áreas de formação acadêmica universitária têm uma incidência positiva que é o espaço da educação básica.
(Repórter) Para a senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, a iniciativa busca estabelecer mais uma forma de interação entre a universidade e a escola básica.
(Lídice da Mata) Nesse retorno de interação de compreensão da educação de maneira mais integral e integrada, que buscamos esta relação entre a escola pública, e as universidades.
(Repórter) A relatora do projeto, senadora Ana Amélia do PP do Rio Grande do Sul disse que vai adotar algumas das recomendações dos palestrantes no relatório a ser apresentado na Comissão.
PLS 224/2012.