Randolfe critica projeto que retira símbolo que identifica alimentos transgênicos — Rádio Senado

Randolfe critica projeto que retira símbolo que identifica alimentos transgênicos

LOC: O SENADOR RANDOLFE RODRIGUES, DO PSOL DO AMAPÁ, CRITICOU O PROJETO QUE RETIRA O SÍMBOLO QUE IDENTIFICA OS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS DAS EMBALAGENS. 

LOC: SEGUNDO O SENADOR, A PROPOSTA FERE O DIREITO DO CONSUMIDOR À INFORMAÇÃO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

TÉC: Já está no Senado o Projeto de Lei da Câmara que elimina a obrigatoriedade da identificação como transgênico dos alimentos geneticamente modificados. O projeto acaba com a obrigatoriedade dos rótulos e embalagens trazerem o triângulo amarelo com o T para informar ao consumidor que aquele alimento é geneticamente modificado. O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, é contra a mudança que classificou como criminosa. Segundo ele, o projeto é inconstitucional.  

(RANDOLFE) Porque isso é um crime de lesa-pátria contra um direito fundamental do consumidor brasileiro, que é o direito à informação. O consumidor tem o direito de escolha sobre um produto. E a informação se esse produto é transgênico ou não é algo indispensável pra essa escolha. Com essa matéria está se sequestrando, se tirando um direito fundamental do consumidor e do cidadão brasileiro.  

(REPÓRTER) O projeto, de autoria do deputado Luiz Carlos Heinze, do PP do Rio Grande do Sul, acaba com a obrigatoriedade do símbolo de transgênico nos rótulos e embalagens. Segundo o senador Randolfe, a proposta revoga, na prática, o decreto 4.680 de 2003, que implantou a identificação de todo produto que contenha organismos geneticamente modificados. O projeto deverá ser lido no Plenário e após isso será enviado para as comissões onde será discutido.
30/04/2015, 07h26 - ATUALIZADO EM 30/04/2015, 07h26
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00