CRE aprova projeto que trata da revalidação do diploma de médico estrangeiro — Rádio Senado

CRE aprova projeto que trata da revalidação do diploma de médico estrangeiro

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL APROVOU PROJETO QUE TRATA DA REVALIDAÇÃO DO DIPLOMA DE MÉDICO ESTRANGEIRO. 

LOC: O CHAMADO "REVALIDA" JÁ VIGORA POR MEIO DE UMA PORTARIA INTERMINISTERIAL, A PROPOSTA É TRANSFORMÁ-LO EM LEI E BUSCAR UMA PADRONIZAÇÃO E RECIPROCIDADE COM OUTROS PAÍSES. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TEC: O Exame de Revalidação de Diplomas, conhecido como "Revalida", foi instituído por Portaria dos Ministérios da Educação e Saúde em 2011. E o projeto pretende dar mais segurança jurídica ao processo. A avaliação é feita por meio de prova escrita e de prova prática. Antes do Revalida, os formados em Medicina em outros países precisavam revalidar seus diplomas diretamente em alguma universidade pública. Além de demorado, o processo não era padronizado. A previsão em lei – e não apenas em portaria interministerial – visa transformar o exame em política de Estado, e não apenas de governo. A implementação do Revalida fica a cargo da União com a colaboração de universidades públicas e do Conselho Federal de Medicina. Para a relatora, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, o projeto acerta em transformar em lei a iniciativa tomada por meio de Portaria Interministerial e em estabelecer o critério da reciprocidade 

(ANA AMELIA) Os países que aceitam os diplomas brasileiros, não terá nenhum problema na concessão do Revalida, é um exame para médicos nas instituições públicas federais brasileiras...ele é um projeto que tem uma relevância no sentido da qualificação de uma área muito importante para o Brasil que é a área médica.  

(REPÓRTER) O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, destacou que o projeto vai definir de uma vez por todas que médicos formados no exterior só possam clinicar no Brasil após a revalidação do diploma 

(FLEXA) Tivemos há pouco mais de um ano os médicos cubanos que estão clinicando no Brasil e não passaram por esse exame. A justificativa do governo naquela altura era a necessidade de importar esses médicos e que eles passariam, e espero que assim o façam, pelo revalida ao final do contrato de três anos. 

(REPÓRTER) O projeto será encaminhado para a Comissão de Educação, de onde poderá seguir para a Câmara dos Deputados sem passar pelo plenário.
30/04/2015, 12h52 - ATUALIZADO EM 30/04/2015, 12h52
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00