CPI vai investigar violência contra jovens — Rádio Senado

CPI vai investigar violência contra jovens

LOC: O SENADO PODE INSTALAR NA PRÓXIMA SEMANA A CPI QUE VAI INVESTIGAR VIOLÊNCIA CONTRA JOVENS. 

LOC: OS NOMES DOS SENADORES QUE VÃO INTEGRAR A COMISSÃO FORAM ANUNCIADOS NESTA QUARTA-FEIRA. A REPÓRTER MARCELLA CUNHA TEM AS INFORMAÇÕES. 

TÉC: Segundo o IBGE, a violência é a maior causa de morte de pessoas entre 15 e 24 anos no país. O Senado vai instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar assassinatos envolvendo jovens. A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, foi a autora do pedido de CPI, e defende a importância de se apurar detalhes desses homicídios.  

(Lídice) “No sentido de garantir a investigação dessa situação que aflige a população brasileira, aflige mães e pais de família que perdem os seus filhos diariamente nas periferias das grandes cidades”.  

(Repórter) A senadora apresentou alguns dados para ilustrar o quadro de violência que atinge a juventude brasileira. Segundo a Unicef, até 2019 mais de 42 mil adolescentes entre 12 e 18 anos vão ser vítimas de homicídio nas cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. 

(Lidice) “As principais vítimas e os principais autores de morte violenta no Brasil são jovens entre 16 e 27 anos de idade. Eu acho que se trata de uma agenda extremamente importante para a vida da juventude brasileira.” 

(Repórter) Além da senadora Lídice da Mata, vão fazer parte da CPI os senadores petistas Paulo Paim, do Rio Grande Sul, Lindbergh Farias, do Rio de Janeiro, e Ângela Portela, de Roraima. O senador Telmário Mota, também de Roraima foi indicado pelo PDT. O PMDB indicou Simone Tebet, do Mato Grosso do Sul. Também fazem parte do colegiado os senadores Roberto Rocha, do PSB do Maranhão, e Magno Malta, do PR do Espírito Santo, e a senadora Maria do Carmo Alves, do Democratas de Sergipe. A Câmara dos Deputados também instalou uma CPI semelhante e tem diligências marcadas no Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo.
29/04/2015, 07h38 - ATUALIZADO EM 29/04/2015, 07h38
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00