Comissão ouve ministro da Educação, Ciência e Inovação da Nova Zelândia — Rádio Senado

Comissão ouve ministro da Educação, Ciência e Inovação da Nova Zelândia

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO OUVIU NESTA TERÇA-FEIRA O MINISTRO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E ECONÔMICO, CIÊNCIA E INOVAÇÃO DA NOVA ZELÂNDIA.  

LOC: SEGUNDO STEVEN JOYCE, A PÁGINA “ESTUDE NA NOVA ZELANDIA” NO FACEBOOK TEM MAIS SEGUIDORES BRASILEIROS DO QUE DE QUALQUER OUTRA NACIONALIDADE. ELE DISSE QUE O OBJETIVO DA VISITA AO BRASIL É ESTIMULAR ESTE INTERCÂMBIO EDUCACIONAL E CULTURAL. REPÓRTER, NARA FERREIRA: 

(Repórter) O ministro Steven Joyce elogiou o programa Ciência Sem Fronteiras que tem levado anualmente universitários brasileiros a estudar no país de 4 milhões e meio de habitantes, localizado no Pacífico Sul. Ele se reuniu na embaixada da Nova Zelândia em Brasília com estudantes que participaram do programa e relataram entre os pontos altos da experiência, o enriquecimento cultural e a oportunidade de conhecer jovens do mundo todo. A abertura para o mundo é uma característica do sistema educacional neozelandês, destacou o ministro: 

(Steven Joyce) Recebemos cerca de 100 mil estudantes por ano do mundo todo, 25% da China, uma porcentagem grande da India, Europa, América Latina, incluindo o Brasil, e também America do Norte. Em muitas partes do país temos educação multicultural. 

(Repórter) Steven Joyce ressaltou que a Nova Zelândia está focada em fortalecer o relacionamento com o Brasil, visto pelos neozelandeses como um país ligado em tecnologia: 

(Steven Joyce) O Wall Street Journal descreveu o Brasil como a capital universal das redes sociais – a página Study In New Zeland no facebook é seguida por mais brasileiros do que qualquer outra nacionalidade no mundo, o que indica que as distâncias no mundo estão encolhendo e a tecnologia vai continuar a mudar a forma como ensinamos e aprendemos. 

(Repórter) O senador Romário, do PSB do Rio de Janeiro, presidente da Comissão, elogiou a perspectiva de ampliação do intercâmbio entre Brasil e Nova Zelândia: 

(Romário) Em termos de desenvolvimento um dos grandes países do nosso planeta. Tive a honra de estar na Nova Zelândia algumas vezes, pude certificar que é um país onde as pessoas vivem com grande qualidade de vida. 

(Repórter) Na primeira visita ao Brasil, o ministro Steve Joyce também participou de uma Conferência internacional em Cuiabá sobre Ampliação do Intercâmbio de Pesquisadores e Estudantes.
28/04/2015, 01h03 - ATUALIZADO EM 28/04/2015, 01h03
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00