Projeto dobra repasse da merenda escolar para municípios pobres — Rádio Senado

Projeto dobra repasse da merenda escolar para municípios pobres

LOC: PROJETO DOBRA O REPASSE DA MERENDA ESCOLAR EM MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA.  

LOC: O TEXTO BENEFICIA AS REGIÕES EM QUE 30% DA POPULAÇÃO VIVEM COM ATÉ 77 REAIS POR MÊS. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

TÉC: Dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2008 revelaram que para 50% dos alunos da região Nordeste e 56% da região Norte do Brasil a merenda escolar é a principal refeição do dia. Para garantir a segurança alimentar das crianças brasileiras projeto do senador Roberto Rocha, do PSB do Maranhão, dobra a verba da merenda destinada às escolas situadas em municípios onde 30% da população tiver renda mensal de até 77 reais por mês. O valor dos recursos da alimentação escolar é calculado com base no número de alunos matriculados na educação básica pública. Roberto Rocha explica que há no Brasil mais de 470 municípios em situação de extrema pobreza, e essas regiões precisam de mais recursos para a alimentação escolar dos estudantes. 

(Rocha) O município que tiver renda de até 77 reais por mês, ou seja, menos de 10% do salário mínimo, nós estamos propondo dobrar a merenda escolar. Porque nestes casos, não se trata de merenda escolar, se trato do alimento para garantir a presença da criança na escola. 

(Repórter) Roberto Rocha ressalta que o valor do repasse da merenda escolar do governo está defasado, o que tem levado ao fechamento de escolas por falta de alimentação. O que precisa ser mudado. 

(Rocha) Nós estamos falando de brasileirinhos que têm necessidade de comer. Não é uma alimentação a mais, é a alimentação do dia. Como vamos educar alguém com fome? Como alguém com fome faz alguma coisa? Então, nós estamos propondo dar garantia de alimentação adequada a essas crianças. 

(Repórter) O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação estabelece um aumento de 30% no repasse das verbas dos alunos matriculados em comunidades quilombolas e indígenas. O texto está em análise na Comissão de Direitos Humanos.
24/04/2015, 05h57 - ATUALIZADO EM 24/04/2015, 05h57
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00