Senadoras pedem mais apoio para a produção de cacau no Brasil — Rádio Senado

Senadoras pedem mais apoio para a produção de cacau no Brasil

LOC: A PRODUÇÃO DE CACAU NO BRASIL PRECISA DE MAIS APOIO PARA FICAR NOVAMENTE ENTRE AS MAIORES DO MUNDO. 

LOC: O APELO PARTIU DAS SENADORAS QUE HOJE VISITARAM A BAHIA COMO REPRESENTANTES DA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DO SENADO. REPÓRTER FLORIANO FILHO. 

(Repórter) As senadoras Ana Amélia Lemos, do PP do Rio Grande do Sul, e Lídice da Mata, do PSB da Bahia, participaram de um debate em Ilhéus e Itabuna sobre a lavoura de cacau. A Bahia já foi a principal produtora do mundo. Mas com a praga da Vassoura de Bruxa, na década de 90, o Brasil é hoje apenas o sexto produtor mundial. Ana Amélia destacou a produção da biofábrica de cacau, que desenvolve um trabalho social com mudas enraizadas. A tecnologia aumenta a produtividade da planta.  

(Ana Amélia) E aumenta também a capacidade da planta na produção da fruta que é exportada a sua semente . A senadora gaúcha, presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, disse que o setor precisa de apoio, começando pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, a Ceplac, vinculada ao Ministério da Agricultura. 

(Ana Amélia) Nós temos um trabalho muito grande para percorrer ainda para resgatar esta lavoura (...) e precisamos também fortalecer (...) o Ceplac, que está sendo esvaziado pelas reduções sucessivas de orçamento. 

(Repórter) A senadora Lídice da Mata lembrou que um projeto dela em discussão no Senado prevê um teor mínimo de 35% de cacau puro nos chocolates produzidos e comercializados no Brasil.

PLS 93/2015
17/04/2015, 07h19 - ATUALIZADO EM 17/04/2015, 07h19
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00