Líderes indígenas pedem rejeição da PEC 215 em sessão de homenagem — Rádio Senado

Líderes indígenas pedem rejeição da PEC 215 em sessão de homenagem

LOC: LÍDERES INDÍGENAS PARTICIPARAM DE SESSÃO DE HOMENAGEM NO SENADO E PEDEM REJEIÇÃO DA PEC 215, QUE TRANSFERE PARA O LEGISLATIVO A ATRIBUIÇÃO DE DEMARCAR TERRAS INDÍGENAS. 

LOC: ELES TAMBÉM CRITICARAM A APROVAÇÃO DA LEI DA BIODIVERSIDADE E PEDIRAM POLÍTICAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO QUE CONSIDEREM AS DIFERENÇAS CULTURAIS DAS COMUNIDADES. REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: 

TÉC: A Proposta de Emenda à Constituição que transfere para o Legislativo a função de demarcar terras indígenas ainda está na Câmara dos Deputados. Mas as lideranças já pediram aos senadores a rejeição da proposta. Também o presidente da Funai, Flávio Chiarelli, é contrário à PEC. 

(CHIARELLI) Que ela possa ser barrada nesta Casa. Eu tenho certeza que os senhores senadores, com a experiência que detém, perceberão que este não é o caminho. Não é transferindo a homologação das terras indígenas do Poder Executivo para o Legislativo que iremos resolver a questão. 

(Repórter): As lideranças indígenas entregaram à presidente Dilma Rousseff carta com reivindicações, entre elas, a demarcação e a homologação de terras indígenas. O senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, que pediu a sessão de homenagem, informou que há vinte e um processos de homologação aguardando decisão da presidente da República. Durante a sessão, Capiberibe e líderes indígenas pediram atenção às demandas. 

(CAPIBERIBE) Os povos indígenas pedem ainda à presidente Dilma, que em vez de se dobrar aos interesses do capital, adote postura de defesa irrestrita de seus direitos. E que espero, assim como nossos irmãos indígenas, que eles não recebam do atual governo mais promessas, mas sim respostas concretas ás reivindicações contidas na carta.  

(Repórter): A líder Sônia Guajajara lamentou a aprovação do projeto de lei que trata da biodiversidade, por acreditar que o conhecimento tradicional dos povos indígenas não foi levado em conta. 

(SÔNIA) Esse projeto de lei foi aprovado na Câmara sem o nosso conhecimento. Foi conversado, articulado e construído com o setor empresarial. E nós, os detentores do conhecimento, não podemos opinar. 

(Repórter): A articulação dos povos indígenas ainda sugeriu a criação no Parlamento de grupo de trabalho com representação indígena.
16/04/2015, 06h39 - ATUALIZADO EM 16/04/2015, 06h39
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00