Sudam e Banco da Amazônia vão financiar usinas de etanol e batata doce — Rádio Senado

Sudam e Banco da Amazônia vão financiar usinas de etanol e batata doce

LOC: A SUPERINTENDÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA E O BANCO DA AMAZÔNIA VÃO FINANCIAR USINAS DE ETANOL DE BATATA DOCE. 

LOC: O ANÚNCIO FOI FEITO PELO SUPERINTENDENTE DA SUDAM DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER FLORIANO FILHO.  

TÉC: A Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia foi recriada em 2007. O atual superintendente, Djalma Bezerra Mello, explicou as políticas e projetos da nova Sudam durante audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. Segundo ele, os principais entraves para o desenvolvimento da Amazônia são a logística de transporte e a baixa troca de informação entre os estados amazonenses. O resultado é o pequeno comércio intrarregional. Quase 90% dos produtos consumidos na Amazônia vêm de estados de outras regiões. Mello afirmou que a Sudam vem incentivando novos processos tecnológicos para aproveitamento, por exemplo, do couro de peixe, e da transformação do caroço de açaí em carvão vegetal. E disse que os empresários interessados em investir na produção de etanol de batata doce na Amazônia vão receber apoio financeiro e tributário. 

(Djalma) Podem nos procurar, nos chamar que nós iremos aos seus estados mostrar a possibilidade de produzir etanol na Amazônia e financiar inclusive esses potenciais investidores na produção do etanol. 

(REPÓRTER) Atualmente, a maior parte do etanol consumido na Amazônia é de cana de açúcar e vem de São Paulo. O senador Donizeti Nogueira, do PT de Tocantins, estado onde foi desenvolvida a tecnologia e o equipamento para a produção do etanol de batata doce, apoiou a iniciativa. 

(Donizeti) A alternativa para questão do etanol na nossa região vem cobrir esse vácuo deixado pela política em relação ao etanol da cana. Ela vem potencializar essa atividade econômica para o resto do país. 

(REPÓRTER) O representante do Ministério da Integração Nacional, José Wanderley Uchoa Barreto, também participou da audiência. Ele disse que os empresários que queiram renovar ou ampliar suas fábricas também serão incentivados. 

(Barreto) Todos aqueles empresários que têm projetos nas regiões Norte e Nordeste poderão fazer uma opção por reinvestimento. 

(REPÓRTER) Durante a audiência, o superintendente da Sudam prometeu lançar ainda este mês um portal na internet com tudo o que se produz na Amazônia, estado por estado. E até o fim do ano será realizada em Belém uma feira de integração da Amazônia com uma rodada de negócios com empresários.
15/04/2015, 02h02 - ATUALIZADO EM 15/04/2015, 02h02
Duração de áudio: 02:42
Ao vivo
00:0000:00