LDO prevê salário mínimo de R$ 854 reais em 2016 — Rádio Senado

LDO prevê salário mínimo de R$ 854 reais em 2016

LOC: O SALÁRIO MÍNIMO EM 2016 SERÁ DE 854 REAIS. É O QUE DIZ A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS QUE CHEGOU AO CONGRESSO NACIONAL NESTA QUARTA-FEIRA. 

LOC: A PROPOSTA SEGUE PARA A ANÁLISE DA COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:

(Repórter) A Lei de Diretrizes Orçamentárias serve de base para a elaboração do orçamento do ano seguinte. A LDO de 2016 foi entregue ao presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, pelo ministro do Planejamento Nelson Barbosa. O projeto de lei de diretrizes orçamentárias prevê crescimento de 1,6 por cento do Produto Interno Bruto para o ano que vem. A LDO também prevê uma taxa média de juros de 11,5 por cento e o valor do dólar deve ficar em torno de três reais e trinta centavos em 2016. Já o salário mínimo será de 854 reais a partir de primeiro de janeiro. Para o presidente Renan Calheiros, o resultado da economia neste ano vai influenciar diretamente o orçamento do próximo ano: 

(Renan Calheiros) é muito bom que o ministro tivesse vindo trazer a proposta de LDO, mas será melhor se nós atingirmos a meta deste ano. Porque se nós não atingirmos a meta deste ano de supervait, tudo estará comprometido, inclusive o cálculo do próprio salário mínimo. 

(Repórter) A meta de superávit para este ano, que é a economia que o governo faz para pagar os juros da dívida, é de 1,2 por cento do PIB. Para o ano que vem, a meta é de dois por cento, o equivalente a quase 127 bilhões de reais. Para a presidente da Comissão Mista de Orçamento, senadora Rose de Freitas, do PMDB do Espírito Santo, as metas estabelecidas pelo governo em função do ajuste fiscal não podem comprometer a retomada do crescimento: 

(Rose de Freitas) Qualquer ajuste que será feito não poderá comprometer o nível de desenvolvimento que o país vinha tendo. Hoje, nós não temos mais isso. O PIB está lá embaixo. O superávit não é o que o governo fala. Então nós temos que ajustar os fatos à realidade do Brasil. 

(Repórter) O projeto de lei de diretrizes orçamentárias será agora analisado pela Comissão Mista de Orçamento e precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional até o dia 17 de julho, quando começa o recesso parlamentar.
15/04/2015, 06h22 - ATUALIZADO EM 15/04/2015, 06h22
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00