CCT aprova PL que garante maior acessibilidade a sites públicos — Rádio Senado

CCT aprova PL que garante maior acessibilidade a sites públicos

LOC: AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL E DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO PODERÃO ACESSAR MAIS FACILMENTE PORTAIS E SITES NA INTERNET DE INTERESSE PÚBLICO. 

LOC: A MUDANÇA ESTÁ PREVISTA NO PROJETO DE LEI APROVADO HOJE NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO QUE AGORA SEGUE PARA A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER FLORIANO FILHO. 

(Repórter) O projeto de lei foi aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação veio da Câmara. Ele prevê a atualização de uma lei do ano 2000 sobre acessibilidade para pessoas com deficiência. A proposta obriga o poder público a eliminar as barreiras que essas pessoas enfrentam no acesso aos meios de comunicação em geral, e especialmente aos sites da internet com interesse público. Um exemplo são os portais com informações sobre direitos civis, multas ou impostos. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, que é presidente da comissão, apresentou o relatório e defendeu a mudança. 

(Cristovam Buarque) Deficiência física hoje de qualquer ser humano é uma questão de conhecimento, ou seja, de ciência e tecnologia, e de tempo. O senador Omar Aziz, do PSD do Amazonas, propôs que além de aprovar o projeto, o Senado também realize uma audiência com representantes de pessoas com deficiência para ouvir deles próprios o que eles precisam para poderem aproveitar o potencial da internet. 

(Omar Aziz) Hoje com a internet você tem outras funções que podem servir a população brasileira, o Estados, os Municípios se o povo brasileiro tiver esse acesso. E um acesso 100%. Seja uma pessoa com deficiência ou não com deficiência.  

(Repórter) Os senadores concordaram com a proposta e também aprovaram requerimentos de audiência pública para discutir o programa Ciência sem Fronteiras e um Sistema Nacional de Conhecimento e Inovação. 
14/04/2015, 01h26 - ATUALIZADO EM 14/04/2015, 01h26
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00