Indicados para direção da Previc poderão ser sabatinados no Senado — Rádio Senado

Indicados para direção da Previc poderão ser sabatinados no Senado

LOC: OS INDICADOS PARA A DIREÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR, A PREVIC, PODERÃO SER SABATINADOS NO SENADO. 

LOC: PELA REGRA ATUAL, A NOMEAÇÃO É FEITA PELA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DEPOIS DA INDICAÇÃO DO MINISTRO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) O projeto de lei altera as regras de nomeação de dirigentes da Superintendência de Previdência Complementar com objetivo de dar mais transparência à gestão dos fundos de previdência privados, os chamados fundos de pensão. A Previc é a autarquia responsável pela fiscalização e supervisão do setor. O autor da proposta, senador José Medeiros, do PPS de Mato Grosso, acredita que a mudança vai beneficiar os contribuintes destes fundos. 

(José Medeiros) “A população vai poder saber qual a qualificação dessa pessoa. Ela é do Mercado? Ela entende dos fundos? Porque o mercado financeiro tem uma linguagem própria, tem seus detalhes. São perguntas cujas repostas são muito importantes para que no futuro esses contribuintes não tenham surpresas. Contribuiu a vida inteira e quando precisar o dinheiro vai está lá”? 

(Repórter) José Medeiros também lamentou a retirada das assinaturas de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar os fundos de pensão. Na opinião dele a CPI poderia contribuir na elaboração de mecanismos de transparência para o setor. 

(José Medeiros) “Lamentavelmente os senadores retiraram as assinaturas e não vai mais haver a CPI dos fundos de pensão que é era muito importante para gente conhecer como funciona todo esse sistema e o que está acontecendo”. 

(Repórter) Além de fixar em cinco anos os mandatos dos diretores, o projeto também exige que os conselheiros da Previc tenham formação superior completa e reputação ilibada. O texto aguarda apresentação do relatório pelo senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, na Comissão de Assuntos Sociais. Da Rádio Senado, Francisco Coelho. 

PLS 10 de 2015
10/04/2015, 05h40 - ATUALIZADO EM 10/04/2015, 05h40
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00