Comissões vão ouvir presidente do BNDES na terça-feira — Rádio Senado

Comissões vão ouvir presidente do BNDES na terça-feira

LOC: O PRESIDENTE DO BNDES, LUCIANO COUTINHO, VEM AO SENADO NA TERÇA-FEIRA PARTICIPAR DE UMA AUDIÊNCIA CONJUNTA DAS COMISSÕES DE ASSUNTOS ECONÔMICOS E DE INFRAESTRUTURA. 

LOC: E O MINISTRO GEORGE HILTON PARTICIPA DE UM DEBATE NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO NA QUARTA-FEIRA. O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO TRAZ A AGENDA DAS COMISSÕES. 

TÉC: Luciano Coutinho vem ao Senado menos de uma semana depois de uma tentativa frustrada da oposição de criar uma CPI para investigar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. A comissão parlamentar de inquérito teria o objetivo de investigar empréstimos concedidos pelo BNDES desde 2007 para empresas privadas e governos estrangeiros. Mas a retirada de assinaturas antes da leitura do requerimento inviabilizou a criação da CPI. Em audiência conjunta das comissões de Assuntos Econômicos e de Infraestrutura, Coutinho deve falar ainda sobre a medida provisória em análise no Congresso que aumenta em cinquenta bilhões de reais o limite de recursos repassados pela União ao Banco e à Financiadora de Estudos e Projetos, a Finep, além dos critérios para a liberação dos empréstimos. O senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, autor de uma proposta que determina a vinda do presidente do BNDES ao Senado a cada três meses, diz que esse debate interessa a todos os brasileiros. 

(José Agripino) O Brasil todo sabe que o BNDES hoje é parte importantíssima do orçamento da União, parte importantíssima dos investimentos que são feitos no Brasil, que têm que ser observados, fiscalizados, discutidos. 

(Repórter) Também na terça-feira, a Comissão de Assuntos Econômicos sabatina dois indicados para a diretoria do Banco Central. Já a de Meio Ambiente analisa um projeto que torna obrigatória a instalação de sistemas de aproveitamento de água da chuva na construção de prédios públicos, além dos chamados telhados verdes. E a Comissão de Educação discute um projeto que incentiva a criação de entidades representativas dos estudantes. Na quarta-feira, a Comissão de Infraestrutura estuda uma proposta que cria incentivos à geração e distribuição de energia elétrica a partir das fontes hidráulica, solar, eólica e biomassa. Os senadores devem ainda votar convites para os ministros das Comunicações, Ricardo Berzoini, de Portos, Edinho Araújo, e da Aviação Civil, Eliseu Padilha, para audiências públicas. Já o ministro da Educação, George Hilton, vem ao Senado para um debate na Comissão de Educação. E, na quinta-feira, a Comissão de Relações Exteriores analisa duas indicações para embaixadores, que vão representar o Brasil na Guiné Equatorial e no Togo. Da Rádio Senado, Roberto Fragoso. 

LOC: NA SEGUNDA-FEIRA, A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS PROMOVE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER A TERCEIRIZAÇÃO. 

LOC: OS SENADORES E CONVIDADOS VÃO FALAR SOBRE A POLÊMICA PROPOSTA QUE REGULAMENTA A TERCEIRIZAÇÃO, EM ANÁLISE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, QUE DEVE VIR EM BREVE PARA O SENADO.
10/04/2015, 01h04 - ATUALIZADO EM 10/04/2015, 01h04
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00