Comissão vai acompanhar obras de transposição do São Francisco — Rádio Senado

Comissão vai acompanhar obras de transposição do São Francisco

LOC: SERÁ INSTALADA NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA A COMISSÃO TEMPORÁRIA QUE VAI ACOMPANHAR AS OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO E REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO .  

LOC: A COMISSÃO TERÁ SEIS SENADORES TITULARES E IGUAL NÚMERO DE SUPLENTES, COM PRAZO DE FUNCIONAMENTO DE 12 MESES. REPÓRTER NARA FERREIRA:

TEC: A comissão temporária deverá acompanhar todos os fatos relevantes, normas e procedimentos referentes às obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste, e também do Programa de Revitalização do chamado "Velho Chico". Uma comissão temporária foi encerrada com o fim da Legislatura passada, mas será reinstalada por requerimento do senador Raimundo Lira, do PMDB da Paraíba. Ele disse que o Senado Federal deve continuar a acompanhar de perto a transposição, para resguardar os interesses dos estados beneficiados, prosseguir com o trabalho da comissão anterior e contribuir para a sustentabilidade hídrica da região. Ao lembrar que a obra é polêmica por causa do volume de recursos investidos, Raimundo Lira destacou que a transposição é o maior programa de segurança hídrica do Nordeste. 

(LIRA) A vida do nordestino nunca mais será a mesma depois que as águas capitadas do rio são Francisco estiverem escoando pelos canais construídos. Dai o justificado entusiasmo de todos os que lutam para que essa obra monumental seja concluída.

(REP) O senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, manifestou preocupação com o assoreamento do Rio São Francisco, conhecido como Rio da Integração Nacional, por cortar cinco estados.

(OTTO ALENCAR) Eu gostaria de ver esse rio revitalizado...com água, com geração de energia, com agricultura irrigada de boa qualidade, com tecnologia bem avançada, mas se não houver essa ação creio que em 20/30 anos o Rio São Francisco será um grande caminho de areia, um retrato na parede.

(REP) Otto Alencar informou que vai apresentar um projeto para que qualquer transposição de bacias só possa ser feita depois que o rio doador das águas seja completamente revitalizado.
10/04/2015, 12h36 - ATUALIZADO EM 10/04/2015, 12h36
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00