CPI vai ouvir órgãos que regulamentam setor da saúde — Rádio Senado

CPI vai ouvir órgãos que regulamentam setor da saúde

LOC: A CPI DAS PRÓTESES VAI COMEÇAR OS TRABALHOS OUVINDO OS ÓRGÃOS QUE REGULAMENTAM O SETOR DE SAÚDE, COMO A ANVISA, A ANS E O MINISTÉRIO DA SAÚDE.  

LOC: O PLANO DE TRABALHO, APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA, TAMBÉM PREVÊ UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NO RIO GRANDE DO SUL, ONDE O PROGRAMA FANTÁSTICO DENUNCIOU UMA SÉRIE DE IRREGULARIDADES ENVOLVENDO PRÓTESES CIRÚRGICAS. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

TÉC: O plano de trabalho da CPI das Próteses prevê três fases de investigação. A primeira delas é a ida ao Rio Grande do Sul para ouvir, entre outros nomes, o jornalista Giovani Grizotti, da TV Globo, autor da reportagem sobre a máfia das próteses, veiculada no programa Fantástico. A segunda etapa deve ter os depoimentos de fabricantes, importadores e fornecedores de próteses cirúrgicas, além de associações médicas e autoridades na área de saúde. Já na próxima semana, a CPI pode ouvir representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, da Agência Nacional de Saúde Suplementar e do Ministério da Saúde, como informou o relator, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco: 

(HUMBERTO COSTA) Nós deveremos começar com diligências no estado do Rio Grande do Sul, onde as primeiras denúncias foram feitas. Mas antes disso inclusive vamos ter audiências públicas feitas aqui, acredito que na próxima semana, com órgãos responsáveis por regularem as políticas de saúde no Brasil. 

(REPÓRTER) Na terceira fase, a CPI vai ouvir as pessoas diretamente envolvidas nas denúncias de colocação de próteses desnecessárias e superfaturamento de materiais, entre outras práticas criminosas. O senador Humberto Costa lembrou que há a suspeita do envolvimento da indústria, fornecedores, médicos, advogados e até juízes, que concederiam liminares obrigando os planos de saúde e o SUS a arcarem com orçamentos até dez vezes acima do preço de mercado. Apesar da complexidade, o relator acha possível desbaratar essa máfia: 

(HUMBERTO COSTA) Eu acredito que com essa CPI nós vamos estimular muita gente a dar os seus depoimentos, das denúncias serem feitas, porque nós estamos vendo aí milhões e milhões de reais de recursos da saúde pública e da saúde suplementar sendo objeto de fraude. 

(REPÓRTER) A CPI das Próteses aprovou os pedidos para que o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e o Ministério da Saúde indiquem técnicos para acompanhar os trabalhos de investigação da comissão. E todos os requerimentos previstos no plano de trabalho também foram aprovados.
07/04/2015, 05h31 - ATUALIZADO EM 07/04/2015, 05h31
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00