Senado instala CPI que vai investigar máfia de próteses cirúrgicas — Rádio Senado

Senado instala CPI que vai investigar máfia de próteses cirúrgicas

LOC: O SENADO INSTALOU NESTA TERÇA-FEIRA A COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO QUE VAI ANALISAR A EXISTÊNCIA DE UMA MÁFIA DE PRÓTESES CIRÚRGICAS. 

LOC: O SENADOR MAGNO MALTA FOI ELEITO PRESIDENTE DA CPI. O RELATOR É O SENADOR HUMBERTO COSTA. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

TÉC: A CPI vai investigar o suposto esquema de fraudes na comercialização de próteses no país. De acordo com as denúncias, médicos receberiam dinheiro para utilizar material fornecido por determinadas empresas ou mesmo indicariam cirurgias desnecessárias. Integrante da CPI, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, disse que essa prática é um crime contra a vida.

(PAULO PAIM) que muitas denúncias vieram do Rio Grande do Sul, totalmente absurdas, de operações, de próteses, que não tinha o menor sentido e foram mandadas fazer para efeito apenas dessa máfia faturasse em cima dessa desgraça dos inocentes. 

(REPÓRTER) Além disso, as denúncias apontam a existência de orçamentos superfaturados para obrigar o pagamento pelos planos de saúde e pelo Sistema Único de Saúde. Eleito presidente da CPI, o senador Magno Malta, do PR do Espírito Santo, avisou que vai solicitar a assessoria de órgãos especializados: 

(MAGNO MALTA) Tendo assessoria do Ministério Público, assessoria da Polícia Federal e também que se oficie ao ministro da Saúde que nos indique alguém do Ministério da Saúde, que seja dessa área, para acompanhar aqui os trabalhos para que não ocorra aqui como ocorre com outras CPIs. 

(REPÓRTER) O senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, foi eleito vice-presidente da CPI e o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, que é médico, foi escolhido relator. Um dos primeiro a falar na comissão deve ser o jornalista Giovani Grizotti, da TV Globo, autor da reportagem sobre a máfia das próteses, veiculada no programa Fantástico.
31/03/2015, 08h03 - ATUALIZADO EM 31/03/2015, 08h03
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00