Comissão vai focar trabalho nas discussões sobre energia e água — Rádio Senado

Comissão vai focar trabalho nas discussões sobre energia e água

LOC: A COMISSÃO MISTA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS VAI FOCAR O SEU TRABALHO NAS DISCUSSÕES SOBRE ENERGIA E ÁGUA. A IDEIA FAZ DO PLANO DE TRABALHO DA COMISSÃO APRESENTADO NESTA TERÇA-FEIRA. 

LOC: A AGENDA PREVÊ DOZE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NO CONGRESSO E AUDIÊNCIAS REGIONAIS EM SEIS ESTADOS. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) A Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional deverá realizar uma série de debates para propor soluções para as crises de água e de energia. Foram propostas 12 audiências públicas em Brasília e 6 audiências regionais em diversos estados a serem definidos. O senador Fernando Bezerra, do PSB de Pernambuco, presidente da Comissão, resumiu as decisões: 

(Fernando Bezerra) Uma proposta de trabalho até ao final do ano, com diversas reuniões que vão se transformar em seminários para discutir importantes questões: água, energia e os preparativos para a reunião da COP21 em Paris. 

(Repórter) As audiências públicas servirão para debater causas e soluções para enfrentar os efeitos do aquecimento global no Brasil, principalmente a seca no Nordeste e Sudeste e as inundações no Norte. Além disso, questões relacionadas como a geração de energia e o uso do automóvel também deverão ser debatidas, como explicou o deputado Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, relator da Comissão: 

(Sérgio Souza) O Brasil é um país atrasadíssimo na questão de modais de transporte. Nosso modal de transporte principal é rodoviário. Ele tem todo um custo Brasil envolvido neste, que é um custo econômico e além de ter um custo ambiental. Por isso que nós estamos discutindo a questão da implantação de um sistema de cabotagem que de fato atenda um país continental com uma costa enorme como tem o Brasil e as ferrovias sejam de fato implantadas. 

(Repórter) Em novembro deverá ocorrer em Paris a 21ª Conferência das partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A Comissão Mista do Congresso tem como meta levar as propostas levantadas nestes debates ao longo do ano como sugestões a serem adotadas pelos países participantes.
31/03/2015, 05h44 - ATUALIZADO EM 31/03/2015, 05h44
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00