CDH debate o golpe militar de 1964 — Rádio Senado

CDH debate o golpe militar de 1964

LOC: O GOLPE MILITAR DE 1964 FOI TEMA DE UMA AUDIENCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIRIETOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA.  

LOC: A INTENÇÃO FOI MOSTRAR A SOCIEDADE A IMPORTANCIA DA DEMOCRACIA E DO RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAIS. REPORTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) A Comissão de Direitos Humanos lembrou em audiência pública os 51 anos do golpe militar de 1964. O senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, vice presidente da comissão e autor do pedido, explicou a importância de promover a reunião no dia 31 de março, a data que marcou o inicio da ditadura militar no Brasil. 

(João Capiberibe) Esse momento é muito importante para que as gerações que nasceram e cresceram na democracia entendam que a democracia precisa avançar. E é isso que me parece que está acontecendo neste momento. 

(Repórter) Os convidados demonstraram espanto com as manifestações que aconteceram em março e que pediam, entre outras coisas, a volta da ditadura militar. O senador Capiberibe, que foi uma das vitimas do regime, lembrou que as manifestações populares e a transparência nas investigações de corrupção no governo só podem acontecer num ambiente democrático onde os direitos humanos são garantidos. O deputado Chico Alencar, do Psol do Rio de Janeiro, que é historiador, lembrou que apesar da divergência sobre a data do golpe, é importante destacar que a ditadura militar não é aceitável. 

(Chico Alencar) “esse conhecimento da importância dessa memoria é fundamental. De qualquer forma trinta e um de março ou primeiro de abril é um tempo que a gente tem que negar e repudiar pedagogicamente inclusive insistindo na informação”. 

(Repórter) Os participantes da reunião destacaram a importância dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade. Eles pediram a abertura dos arquivos da ditadura e que os responsáveis pelas violações dos direitos humanos respondam judicialmente pelos seus crimes. O presidente da comissão, senador Paulo Paim, informou que a Comissão de Direitos Humanos vai disponibilizar cópias em vídeo da audiência pública para distribuição das escolas interessadas em discutir o tema. 
31/03/2015, 03h09 - ATUALIZADO EM 31/03/2015, 03h09
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00