Projeto alerta para perigos do consumo excessivo de açúcar — Rádio Senado

Projeto alerta para perigos do consumo excessivo de açúcar

LOC: UM PROJETO QUER ALERTAR A POPULAÇÃO PARA O PERIGO DO CONSUMO EXCESSIVO DO AÇÚCAR. 

LOC: UM PROJETO EM ANÁLISE NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS QUER INCLUIR A MENSAGEM NAS EMBALAGENS DE SUCOS E REFRIGERANTES. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS: 

TÉC: (Repórter) Conscientizar os consumidores para os perigos que o excesso de açúcar pode causar à saúde. Essa é a intenção do senador José Medeiros, do PPS de Mato Grosso, autor do projeto PLS 8/2015 que obriga as embalagens de bebidas açucaradas a terem uma mensagem de advertência sobre os malefícios para a saúde no consumo excessivo desses produtos, a exemplo do que acontece com as embalagens de cigarros. José Medeiros lembrou que a Organização Mundial de Saúde já recomenda a redução do açúcar na alimentação a dez por cento do total de calorias ingeridas em um dia. O percentual corresponde a 50 gramas de açúcar refinado, ou doze colheres de chá. Uma lata de refrigerante, por exemplo, sozinha, contém quarenta gramas do produto. O senador lembrou que o consumo excessivo de açúcar está ligado a diversos problemas de saúde, como a hipertensão, doenças do coração e a obesidade. 

(José Medeiros) Mas essa preocupação nós temos de ter, porque nossos centros de saúde já estão abarrotados, e a indústria ganha, não dá contrapartida alguma e ainda incentiva isso. Então, é importante regulamentarmos, haver alguma regulamentação, para que isso possa ser mitigado no seio social. 

(Repórter) Segundo José Medeiros, a OMS recomenda o controle da publicidade de alimentos açucarados que tem como publico alvo as crianças, a elevação de impostos e o detalhamento nas informações contidas nos rótulos e etiquetas desses produtos. O projeto de lei está em análise na Comissão de Assuntos Sociais e teve designado como relator o senador Otto Alencar, do PSD da Bahia. 

PLS 8/2015
27/03/2015, 02h08 - ATUALIZADO EM 27/03/2015, 02h08
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00