Senadores lembram o Dia Mundial da Água — Rádio Senado

Senadores lembram o Dia Mundial da Água

LOC: O DIA MUNDIAL DA ÁGUA , CELEBRADO EM 22 DE MARÇO, FOI LEMBRADO PELOS SENADORES NO PLENÁRIO DA CASA 

LOC: ELES ALERTAM PARA A NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS NA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E EM OBRAS PREVENTIVAS. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS: 

TÉC: A data foi instituída pela ONU e serve para conscientizar a população sobre a importância da preservação da água. O senador Fernando Bezerra, do PSB de Pernambuco, lembrou que este ano o tema da comemoração é “Água e Desenvolvimento Sustentável”. Ele destacou que a distribuição dos recursos hídricos no Brasil é desigual e, em muitas localidades, a população nunca teve acesso à água tratada. Fernando Bezerra disse concordar com estudos que indicam que a situação da água precisa ser discutida de forma conjunta por vários setores. 

(Fernando Bezerra) Entendo que a questão da água não deve ser analisada de forma isolada, mas, sim, de forma integrada em um mesmo trinômio: água, energia e alimentos. 

(REPÓRTER) Já o senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, criticou a política adotada no país. Na opinião dele, antes de fazer a interligação de bacias, obras polêmicas devido ao custo e ao impacto ambiental, o governo precisa primeiro incentivar a conservação das nascentes dos mananciais que alimentam os grandes rios. 

(Otto Alencar) Eu vejo falar permanentemente, agora mesmo estão falando da transposição da Bacia do Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, para a solução do problema da água. Mas eu não ouço falar da recuperação, de um programa de revitalização das nascentes. Eu não ouço falar de um programa de revitalização dos afluentes dos rios, da preservação ambiental dos rios. 

(REPÓRTER) Os senadores apontaram a falta de investimentos em projetos para o abastecimento da água e as mudanças climáticas como problemas que afetam o abastecimento e exigem mais diálogo entre os diversos setores do governo.
20/03/2015, 02h14 - ATUALIZADO EM 20/03/2015, 02h14
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00