Quinze convidados participam de debate sobre marco da biodiversidade — Rádio Senado

Quinze convidados participam de debate sobre marco da biodiversidade

LOC: QUINZE CONVIDADOS PARTICIPARAM DA AUDIÊNCIA PUBLICA CONJUNTA QUE DISCUTE O MARCO LEGAL DA BIODIVERSIDADE.  

LOC: A REUNIÃO DAS COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E DE AGRICULTURA ACONTECEU NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA. OS DETALHES COM ANA BEATRIZ SANTOS.  

TÉC: Os quinze expositores participaram da segunda audiência publica conjunta das comissões de meio ambiente, ciência e tecnologia e agricultura chamada para instruir o projeto na manhã desta quarta-feira. Enquanto representantes da indústria defenderam a aprovação do projeto, cientistas de instituições públicas como o museu Emílio Goeldi e da Fundação Osvaldo Cruz pediram ajustes quanto à definição de parcerias e intercâmbio com instituições de pesquisa internacionais. Já os representantes dos povos tradicionais pediram a retirada do pedido de urgência para a votação da proposta. A representante dos povos e comunidades tradicionais Claudia Pinho, criticou a forma como a proposta foi votada na Câmara dos Deputados antes de chegar ao Senado.  

(Claudia) Declaramos que não mais admitiremos a postura anti democrática e o engajamento político do governo federal associado aos interesses empresariais e outros em direção a expropriação da biodiversidade e agro-biodiversidade brasileira s e dos conhecimentos tradicionais associados. 

(REPÓRTER) A pedido do relator do projeto na Comissão de Agricultura, senador Acir Gurgacz do PDT de Rondônia, o senador Jorge Viana, do PT do Acre, retirou o pedido para uma audiência publica na próxima semana, mas se comprometeu a dialogar com todas as entidades convidadas para a reunião. O objetivo é ouvir as sugestões e anotar as criticas ao texto da proposta. 

(Jorge Viana) Vou procurar as entidades que estão com maiores preocupações sobre o projeto para ouvi-las. 

(REPÓRTER) o presidente da comissão de meio ambiente Otto Alencar, do PSD da Bahia, destacou que os relatores da proposta vão levar em conta todas as contribuições. 

(Otto Alencar) Nosso sentido é de ouvir todos com muita atenção, todos os que apresentaram suas propostas e fizeram sua s palestras para que possa ser ateando da melhor forma possível todas as observações que foram feitas.

(REPÓRTER) O projeto que propõe o marco legal da biodiversidade regulamenta o uso de conhecimentos tradicionais sobre plantas e animais da flora e fauna brasileira por parte da industria e agronegócio. Entre os objetivos da proposta estão o combate à biopirataria e à compensação financeira para as populações tradicionais dos diversos biomas brasileiros pela exploração do conhecimento. A proposta deve ser analisada em regime de urgência e no dia 10 de abril pode trancar a pauta de votações do plenário se não for votada.
18/03/2015, 03h33 - ATUALIZADO EM 18/03/2015, 03h33
Duração de áudio: 02:36
Ao vivo
00:0000:00