Congresso aprova Orçamento Geral da União de 2015 — Rádio Senado

Congresso aprova Orçamento Geral da União de 2015

LOC: O PLENÁRIO DO CONGRESSO NACIONAL APROVA O ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO DE 2015. 

LOC: O RELATOR AUMENTOU A RECEITA PARA GARANTIR MAIS RECURSOS PARA ÁREAS ESSENCIAIS COMO A EDUCAÇÃO E INVESTIMENTOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Após um acordo com a oposição, o governo conseguiu aprovar o Orçamento Geral da União de 2015. Para assegurar investimentos, o pagamento do reajuste salarial do funcionalismo público, repasses federais para estados e municípios, as emendas dos novos parlamentares, além de mais verbas para o Programa de Aceleração do Crescimento e para o Minha Casa/Minha Vida, o relator, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, aumentou em 13 bilhões de reais as receitas e transferiu 9 bilhões de reais da Conta de Desenvolvimento Energético. Segundo ele, a aprovação do projeto poderá contribuir para a retomada do crescimento econômico. 

(Jucá) Missão cumprida com o Orçamento aprovado por unanimidade. E reforçamos investimentos importantes, como recursos para a saúde, crescemos o orçamento da educação, direitos humanos. Procuramos fazer um Orçamento que possa efetivamente melhorar o gasto público. 

REPÓRTER: Ao comentar o acordo da oposição para a aprovação do Orçamento, o líder do Democratas, senador Ronaldo Caiado de Goiás, afirmou que o governo não terá mais desculpas para justificar o desempenho da economia. 

(Caiado) A presidente estava responsabilizando a oposição e tentando se resguardar daquilo que não é responsabilidade do Congresso Nacional. Mas está aí o Orçamento e alertamos a população de mais essa fraude, dessa peça de ficção e que será cortada em R$ 111 bilhões. 

REPÓRTER: Os parlamentares também aprovaram no Orçamento de 2015 um aumento de R$ 289 milhões para 578 milhões dos recursos destinados ao Fundo Partidário. O projeto prevê um crescimento econômico de 0,8%, uma inflação de 6,5% e um superávit primário, recursos usados para o pagamento da dívida, de 66 bilhões de reais. A proposta segue agora para a sanção presidencial.
18/03/2015, 08h35 - ATUALIZADO EM 18/03/2015, 08h35
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00